Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17255
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVasco, Laís de Jesus-
dc.date.accessioned2023-03-17T20:04:59Z-
dc.date.available2023-03-17T20:04:59Z-
dc.date.issued2023-02-03-
dc.identifier.citationVASCO, Laís de Jesus. Educação x alienação: como o cinema desaliena e reeduca, a partir do filme A onda (2008). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17255-
dc.description.abstractEl presente trabajo se centra en analizar la importancia del estudio de la distopía y la educación presente en la trama de la película La Ola (2008), versión adaptada por el director de cine Dennis Gansel, y comprender su desarrollo frente a qué conductas, comportamientos e ideologías, conducen a la formación de grupos y movimientos de poderes ilimitados absolutos La investigación se vuelve pertinente porque, además de ayudar a comprender la importancia de las obras cinematográficas en la educación, es un refuerzo para conocer y comprender sobre el tema en cuestión, actuando como una contribución a las diversas formas en que el cine puede ser utilizado para la educación sin perder sus características estéticas. Dado que es posible encontrar obras cinematográficas que exponen al alumno a una infinidad de posibles temas sociales con suficiente contenido analítico como para actuar de forma auxiliar en la construcción de su personaje, también es posible que el material consumido a través de la mirada del cine haga que este alumno se reconozca en la pantalla y se identifique con algunos de los discursos abordados. Para fines de reflexión, entre los teóricos y estudiosos utilizados como soporte teórico, presentamos: Michael Foucault, Paulo Freire, Hannah Arendt, Gabriel Chalita y Marcos Napolitano.spa
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectIdeologiapor
dc.subjectObras fílmicaspor
dc.subjectEducaciónspa
dc.subjectIdeologíasspa
dc.subjectObras fílmicasspa
dc.titleEducação x alienação: como o cinema desaliena e reeduca, a partir do filme A onda (2008)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jean Paul D Antony Costa-
dc.description.resumoO presente trabalho concentra-se em analisar a importância do estudo sobre distopia e educação presentes no enredo do filme A onda (2008), versão adaptada pelo diretor de cinema Dennis Gansel, e entender seus desdobramentos diante de quais condutas, comportamentos, e ideologias, levam a formação de grupos e movimentos de poderes ilimitados absolutos. A pesquisa torna-se pertinente, pois além de ajudar a compreender a importância de obras cinematográficas no ensino, é um reforço para conhecer e entender sobre o tema em questão, agindo como contribuição às diversas formas de como o cinema pode ser utilizado para a educação sem perder seus traços estéticos. Visto que, é possível encontrar obras fílmicas que expõe o aluno a uma infinidade de possíveis temas sociais com teor analítico suficiente para agir de forma auxiliar em sua construção de caráter, sendo ainda possível que o material consumido pela ótica do cinema faça com que esse aluno se reconheça na tela e se identifique com alguns discursos abordados. Para fins de reflexões, dentre os teóricos e estudiosos utilizados como aporte teórico, apresenta-se: Michael Foucault, Paulo Freire, Hannah Arendt, Gabriel Chalita e Marcos Napolitano.pt_BR
dc.publisher.departmentDLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localItabaianapt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAÍS_DE_JESUS_VASCO_TCC.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.