Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17279
Document Type: Monografia
Title: Análise de materiais informativos sobre à COVID-19 disponibilizados por algumas escolas de Sergipe, utilizados para educação em saúde durante a Pandemia
Authors: Santos, Vanessa Melo
Issue Date: 30-Mar-2021
Advisor: Melo, Ítalo Fernando Lisboa de
Resumo : Em dezembro de 2020 o mundo foi surpreendido pela Síndrome Respiratória Aguda Grave do Coronavírus 2 (SARS-CoV-2), que logo se transformou em pandemia, impondo medidas sanitárias como prevenção à doença, destacando-se o isolamento social e a suspensão das aulas presenciais. Com o advento do Coronavírus, se tornou necessário a publicação de informações sobre a doença, transmissão e prevenção, entre outras, principalmente no âmbito escolar. Com base nesse pressuposto, esta pesquisa objetivou analisar os materiais educativos referentes à COVID-19, disponibilizados pelas escolas do estado de Sergipe, utilizados para educação em saúde durante a pandemia. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Para a coleta dos materiais informativos foi realizada busca ativa nas instituições escolares públicas e privadas através do WhatsApp, e-mail, redes sociais e sites institucionais e de busca. Os informativos foram analisados de acordo com os critérios: ótimo, bom, regular, péssimo, ausente e presente, avaliando quanto ao seu tipo, estrutura, linguagem, conhecimento científico e realidade dos alunos, origem, sigla, agente etiológico, transmissão, prevenção, atividades de riscos dentro e fora da escola em relação ao COVID-19 e entre outros aspectos. Nos resultados, verificou-se no geral, 14 informativos, sendo 8 de escolas públicas e 6 de escolas provadas. Destes, 6 foram cartazes, 7 cards e 1 folder. Quanto a qualidade de imagem apurou-se 9 ótimo, 4 bom, 1 regular. No visual da imagem foram 5 ótimo, 3 bom, 3 regular e 3 péssimo. Sobre o conceito 2 ótimo, 5 bom, 4 regular e 1 péssimo. Referente a ortografia/digitação 5 ótimo, 4 bom, 2 regular e 3 péssimo. Nas especificações claras relacionando-se com o dia-a-dia do aluno foram 5 ótimo, 4 bom, 2 regular e 3 péssimo. Quanto à COVID-19, sobre a representação da sigla obteve-se 7 presente. Sobre o conceito somente 1 presente. Conclui-se que os materiais informativos cumprem seu papel educativo e de promoção à saúde, uma vez que transmitem informações claras, objetivas e corretas sobre determinada doença. Sugere-se que pesquisas sejam realizadas sobre a temática em questão com maior número de informativos, uma vez que eles cumprem papel fundamental na prática de educação em saúde nas escolas para o enfrentamento da pandemia do COVID-19.
Keywords: Ciências biologicas
Ensino de ciências biologicas
Pandemia (COVID-19)
Escolas públicas (Sergipe, SE)
Escolas privadas (Sergipe, SE)
Síndrome Respiratória Aguda Grave do Coronavírus 2 (SARS-CoV-2)
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citation: Santos, Vanessa Melo. Análise de materiais informativos sobre à COVID-19 disponibilizados por algumas escolas de Sergipe, utilizados para educação em saúde durante a Pandemia. São Cristóvão, 2021. Monografia (graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17279
Appears in Collections:Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vanessa_Melo_Santos.pdf487,09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.