Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1746
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: A interatividade e a TIC no ensino de matemática: concepções e perspectivas sobre a matemática para aprender a pensar na contemporaneidade
Other Titles: Interactivity and TIC in mathematics teaching: concepts and perspectives on mathematics to learn to think in contemporaneity
Authors: Santos, Kátia Maria
Vasconcelos, Carlos Alberto de
Issue Date: May-2015
Abstract: A importância de estudarmos matemática, visando à compreensão sobre o aprender a pensar, a partir da interatividade e das TIC, possibilita ampliar definições e conceitos em torno das concepções e perspectivas sobre a pesquisa em matemática, voltada para as práticas do ensino. Diante da atualidade e mudanças na forma de pensar do mundo, surge um grande desafio para a escola, é preciso preparar o aluno para aprender a pensar, como resolver problemas e dificuldades que o mundo moderno oferece, enfatizando que a partir da interatividade e as TIC, este estará conectado com as tecnologias e com tudo que o envolve de forma dinâmica e contextual. O objetivo do presente estudo é demonstrar a importância da interatividade e das TIC nas novas formas de ensinar e aprender matemática. É uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, com base em alguns pressupostos teóricos (Bicudo, Astolfi, Vila, Lara, Tardif dentre outros que abordam a temática). O presente artigo destaca a importância da matemática e seu uso na educação através da interatividade e as TICS, desenvolvendo a capacidade cognitiva e criatividade do aluno._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT:The importance of studying mathematics, aiming the understanding of learning to think, from the interactivity and TIC helps to widen definitions and concepts around the concepts and perspectives on research in mathematics, focused on the teaching practices. Given the current and changes in the way the world thinks, a great challenge for the school appears, you need to prepare the student to learn how to think, how to solve problems and difficulties that the modern world offers, emphasizing that from the interactivity and TIC, this is connected with the technologies and with everything that surrounds dynamic and contextual way. The aim of this study is to demonstrate the importance of interactivity and new forms of TIC in teaching and learning mathematics. It is a qualitative research, bibliographic nature, based on some theoretical assumptions (Bicudo, Astolfi, Villa, Lara, Tardif and others that deal with the subject). This article highlights the importance of mathematics and its use in education through interactivity and the TICS, developing cognitive ability and creativity of the student.
Keywords: Matemática
Interatividade
Tecnologia da informação e comunicação (TIC)
Ensino de matemática
ISSN: 2319-0493
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais (EDaPECI) - Departamento de Educação - Universidade Federal de Sergipe
Citation: SANTOS, K. M.; VASCONCELOS, C. A. A interatividade e as TIC no ensino de matemática: concepções e perspectivas sobre matemática para aprender a pensar na contemporaneidade. In: SEMINÁRIO NACIONAL DO EDAPECI, 6., 2015, Maceió. Anais... Maceió: EDaPECI, 2015. p. 313-325. Disponível em: < http://www.soac.ufs.br/index.php/edapeci/6edapeci/paper/view/98/31>. Acesso em: 02 abr. 2016.
License: Licença Creative Commons Attribution 3.0
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1746
Appears in Collections:DEDI - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InteratividadeTICMatematica.pdf458,39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.