Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1784
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Discutindo avaliação educacional no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe |
Título(s) alternativo(s): | Discutindo evaluación educacional en el curso de Pedagogia de la Universidad Federal de Sergipe |
Autor(es): | Vasconcelos, Carlos Alberto de |
Data do documento: | Abr-2013 |
Abstract: | Apresentase neste trabalho, um relato de experiência vivenciada na disciplina Avaliação Educacional, ministrada no 2º semestre de 2012 para formandos do curso de pedagogia. No início das aulas aplicamos uma sondagem para entender o perfil das turmas. Durante o transcorrer do curso utilizamos, além do material livresco, depoimentos dos alunos e vídeos que tratam da temática. Discutiramse conceitos epistemológicos, expoentes da avaliação, formas de avaliar e correlatos. Ao término, fizemos uma avaliação subjetiva/individual para detectar as contribuições que as discussões trabalhadas propiciaram e interrelacionaram com a teoria e a prática. Após análise, percebeuse que os paradigmas que vêm norteando a educação de forma global requerem um novo profissional; que devemos avaliar de outra forma; que precisamos acompanhar as mudanças do mundo pósmoderno, objetivando sempre facilitar o desenvolvimento do processo ensinoaprendizagem._________________________________________________________________________________________ RESUMEN: Se presenta en este trabajo, un relato de experiencia vivida en la disciplina, Evaluación Educacional, ministrada en el 2º semestre de 2010 para formandos del curso de pedagogía. En inicio de las clases haremos un sondeo para entender el perfil de las turmas. Durante el transcurrir del curso utilizamos, además del material libresco, declaraciones de los alumnos y videos que tratan de la temática. Se discutirán conceptos epistemológicos, exponentes de la evaluación, formas de evaluar y entender las relaciones mutuas. Al término, hicimos una evaluación subjetiva/individual para detectar las contrubuciones que las discusiones trabajadas propician e interrelacionan con la teoría y la práctica. Después del análisis se percibió que los paradigmas que viene orientar la educación de manera global requieren un nuevo prefisional; que debemos evaluar de otra forma; que necesitamos acompañar los cambios del mundo postmoderno, objetivando siempre facilitar el desarrollo del proceso enseñanza aprendizaje. |
Palavras-chave: | Avaliação Pedagogia Experiência vivenciada Evaluación Experiência vivida |
ISSN: | 2237-7891 |
Instituição/Editora: | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia |
Citação: | VASCONCELOS, C. A. Discutindo avaliação educacional no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe. Saberes em Perspectiva, Jequié, v. 3, n. 5, jan./abr. 2013. Disponível em: <http://www.saberesemperspectiva.com.br/index.php/saberesemperspectiva/article/view/78>. Acesso em: 24 maio 2016. |
Licença: | Creative Commons Attribution 3.0 License |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/1784 |
Aparece nas coleções: | DEDI - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PedagogiaUniversidadeSergipe.pdf | 924,78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.