Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1796
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Relações entre arte e matemática: possibilidades para o ensino da geometria no 4° ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Santos, Rosangela de Souza Vasconcelos, Carlos Alberto de |
Data do documento: | Set-2012 |
Abstract: | Este tentame pretende investigar a analogia dos saberes da matemática com a arte, no sentido de propiciar alternativas para o ensino aprendizagem, tendo como proposição Alfredo Volpi, especificamente no tocante a geometria. Busca na pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, instrumentalizar a discussão teórica, bem como aportes práticos, com a aplicação de questionários, buscando entendimento para os nexos da dificuldade em relação ao proposto. A priori, percebe-se que as dificuldades encontradas pelos estudantes quanto à aprendizagem da matemática não são motivadas exclusivamente pelas características da disciplina. Essas dificuldades são reflexos, também, da formação deficitária dos professores, da busca inadequada de novos recursos pedagógicos, da falta de contextualização e metodologias renovadas._________________________________________________________________________________________ RESUMEN: Este experimento tiene como objetivo investigar la analogía del conocimiento de las matemáticas junto con el arte, a fin de proporcionar alternativas a la enseñanza y el aprendizaje, con la propuesta de Alfredo Volpi, específicamente con respecto a la geometría. Busca en la investigación cualitativa con enfoque en la revisión de la literatura, instrumentalizar la discusión teórica, así como a los aportes prácticos, con aplicación de encuestas, tratando de comprender a los nexos de la dificultad en relación con la propuesta. A priori, se observa que las dificultades encontradas por los estudiantes en el aprendizaje de las matemáticas no están motivadas únicamente por las características de la disciplina. Estas dificultades se reflejan, también, por la poca formación de los maestros, por la búsqueda inadecuada de nuevos recursos didácticos, por la falta de aplicación a un contexto y a las nuevas metodologías. |
Palavras-chave: | Ensino-aprendizagem da matemática Relação de saberes Alfredo Volpi Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas Relación entre los conocimientos |
ISSN: | 1982-3657 |
Instituição/Editora: | Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade - UFS |
Citação: | SANTOS, R. S.; VASCONCELOS, C. A. Relações entre arte e matemática: possibilidades para o ensino da geometria no 4° ano do ensino fundamental. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade - UFS, 2012. Disponível em: <http://educonse.com.br/2012/eixo_06/PDF/117.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2016. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/1796 |
Aparece nas coleções: | DEDI - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ArteMatematicaGeometria.pdf | 510,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.