Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1796
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Relações entre arte e matemática: possibilidades para o ensino da geometria no 4° ano do ensino fundamental
Autor(es): Santos, Rosangela de Souza
Vasconcelos, Carlos Alberto de
Data do documento: Set-2012
Abstract: Este tentame pretende investigar a analogia dos saberes da matemática com a arte, no sentido de propiciar alternativas para o ensino aprendizagem, tendo como proposição Alfredo Volpi, especificamente no tocante a geometria. Busca na pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, instrumentalizar a discussão teórica, bem como aportes práticos, com a aplicação de questionários, buscando entendimento para os nexos da dificuldade em relação ao proposto. A priori, percebe-se que as dificuldades encontradas pelos estudantes quanto à aprendizagem da matemática não são motivadas exclusivamente pelas características da disciplina. Essas dificuldades são reflexos, também, da formação deficitária dos professores, da busca inadequada de novos recursos pedagógicos, da falta de contextualização e metodologias renovadas._________________________________________________________________________________________ RESUMEN: Este experimento tiene como objetivo investigar la analogía del conocimiento de las matemáticas junto con el arte, a fin de proporcionar alternativas a la enseñanza y el aprendizaje, con la propuesta de Alfredo Volpi, específicamente con respecto a la geometría. Busca en la investigación cualitativa con enfoque en la revisión de la literatura, instrumentalizar la discusión teórica, así como a los aportes prácticos, con aplicación de encuestas, tratando de comprender a los nexos de la dificultad en relación con la propuesta. A priori, se observa que las dificultades encontradas por los estudiantes en el aprendizaje de las matemáticas no están motivadas únicamente por las características de la disciplina. Estas dificultades se reflejan, también, por la poca formación de los maestros, por la búsqueda inadecuada de nuevos recursos didácticos, por la falta de aplicación a un contexto y a las nuevas metodologías.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem da matemática
Relação de saberes
Alfredo Volpi
Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas
Relación entre los conocimientos
ISSN: 1982-3657
Instituição/Editora: Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade - UFS
Citação: SANTOS, R. S.; VASCONCELOS, C. A. Relações entre arte e matemática: possibilidades para o ensino da geometria no 4° ano do ensino fundamental. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade - UFS, 2012. Disponível em: <http://educonse.com.br/2012/eixo_06/PDF/117.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2016.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1796
Aparece nas coleções:DEDI - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArteMatematicaGeometria.pdf510,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.