Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17995
Document Type: | Produto educacional |
Title: | Estudo da vibração de placas através dos padrões estacionários de Chladni |
Authors: | Neres, Thomaz Santos |
Issue Date: | 2022 |
Advisor: | Santa Helena, Emerson Luis de |
Co-advisor: | Souza Junior, Edvaldo Alves de |
Resumo : | Este produto educacional foi desenvolvido para a aplicação de um trabalho experimental e computacional sobre o conteúdo de ondas bidimensionais, como parte de um estudo de Física da dissertação de mestrado cujo título é “Estudo da Vibração de Placas Através dos Padrões Estacionários de Chladni”, por meio do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, na Universidade Federal de Sergipe. Este documento fornecerá uma guia para montagem do experimento e para a utilização da aplicação computacional desenvolvida através do software GeoGebra. Além disso, é apresentada uma sugestão de roteiro de aplicação do produto (com características de sequência didática) baseada na metodologia ensino por investigação. |
Keywords: | Ensino de física Simulação (Computadores) Ondas estacionárias Figuras de Chladni Ensino por investigação Experimentação Modelagem computacional |
Sponsorship: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Is part of: | Estudo da vibração de placas através dos padrões estacionários de Chladni (Dissertação) |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Program Affiliation: | Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física |
License: | Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17995 |
Appears in Collections: | Física (recursos educacionais e técnicos) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
THOMAZ_SANTOS_NERES-ProdutoEducacional.pdf | 7,46 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.