Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18217
Tipo de Documento: Dissertação
Título : O gênero textual carta argumentativa de reclamação no desenvolvimento da escrita autoral de estudantes da educação de jovens e adultos
Autor : Invenção, Arlene Ercília de Jesus
Fecha de publicación : 16-jun-2021
Director(a): Bonifácio, Renata Ferreira Costa
Resumen: O domínio da leitura e da escrita em sociedades letradas é condição básica para uma atuação social participativa, independente e empoderada. Nesse cenário, a escola, enquanto via de acesso à cidadania, exerce papel fundamental na formação de leitores críticos e de escritores que não se caracterizam como meros reprodutores de ideias e de textos alheios, mas que exercem protagonismo social ao imprimir marcas autorais em sua produção. Contudo, não fornecer ao indivíduo as condições necessárias para que ele seja capaz de interpretar a sua realidade, recorrendo conscientemente a uma série de procedimentos, é uma forma de excluílo de muitas práticas socioculturais. Partindo desse pressuposto, este trabalho de pesquisa considera necessário estimular a leitura crítica desde a educação básica, para que o estudante seja capaz de elaborar seus próprios textos, visando à escrita autoral, ao mesmo tempo em que se afasta da cultura do plágio. Desta forma, pretende-se desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem que promovam o letramento crítico e a competência autoral de uma turma de alunos da 2ª etapa/2ª fase/EJAEF, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, do Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos Prof. Severino Uchôa, em Aracaju/SE, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de participar ativamente e com ética nos bens culturais mediados pela leitura e pela escrita, e para a promoção do combate ao plágio desde a educação básica. A base teórica deste trabalho segue os estudos sobre Leitura e Escrita como práticas sociais (KLEIMAN, 1995; COULMAS, 2014), Letramento Crítico (BARBOSA & MACIEL, 2018; FREIRE, 1996; ROJO, 2009) Autoria (FOUCAULT, 2009; CHARTIER, 2012; POSSENTI, 2009, 2013), Competência Autoral (ANTUNES, 2003, 2009; 2017, 2019; KOCH, 2009; 2015; 2016; 2018) e Plágio (KROKOSCZ, 2014; WACHOWICZ & COSTA, 2016; COSTA & LIMA, 2018). Como produto para futura intervenção no ensino, foi criado um Caderno Pedagógico que apresenta uma Sequência Didática baseada na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) seguindo a adaptação orientada por Swiderski e Costa-Hübes (2009), a partir do gênero textual carta argumentativa de reclamação, cuja produção por parte dos alunos versará sobre o tema “qualidade de vida, porém sua aplicação ficou inviabilizada mediante à suspenção das aulas presenciais por conta da instauração de isolamento social no mundo, nesse ano de pandemia. Desse modo, espera-se como resultados, o desenvolvimento das atitudes voltadas para a constituição da competência autoral. Assim, a relevância desta pesquisa está em contribuir com o avanço das pesquisas vinculadas às competências em escrita, especialmente na EJA, no que se refere à importância da leitura crítica para a produção de textos, e buscar solucionar o problema em torno da quase que total ausência de autoria em textos escolares e da prática da cópia nesse ambiente.
Resumen : Mastery of reading and writing in literate societies is a basic condition for participatory, independent and empowered social action. In this scenario, the school, as a means of access to citizenship, has a fundamental role in the formation of critical readers and writers who are not characterized as mere reproducers of other people's ideas and texts, but who exercise social prominence when show own copyrights in their text production. However, not providing the individual the necessary conditions for him may to interpret his reality, consciously resorting to a series of procedures, is a way of excluding him from many sociocultural practices. Based on this assumption, this research work considers necessary to encourage critical reading from basic education, so that the student can prepare his own texts, aiming at authorial writing, while moving away from the culture of plagiarism. In this way, it is intended to develop teaching and learning strategies that promote critical literacy and authorship competence of a class of students from the 2nd stage/2nd level/YAE, Youth and Adult Education of Elementary school of the Education Reference Center of Youth and Adults Prof. Severino Uchôa, in Aracaju/SE, contributing to the formation of citizens capable of actively and ethically participating in cultural goods mediated by reading and writing, and to promoting the fight against plagiarism since basic education. The theoretical basis of this work follows studies on Reading and Writing as social practices (KLEIMAN, 1995; COULMAS, 2014), Critical Literacy (BARBOSA & MACIEL, 2018; FREIRE, 1996; ROJO, 2009) Authorship (FOUCAULT, 2009; CHARTIER, 2012; POSSENTI, 2009, 2013), Authorial Competence (ANTUNES, 2003, 2009; 2017, 2019; KOCH, 2009; 2015; 2016; 2018) and Plagiarism (KROKOSCZ, 2014; WACHOWICZ & COSTA, 2016; COSTA & LIMA, 2018). As a product for future intervention in teaching, a Pedagogical Notebook was created that presents a Didactic Sequence based on the proposal of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), following the adaptation guided by Swiderski and Costa-Hübes (2009), from the textual genre letter complaint argument, whose production by the students will deal with the theme “quality of life, but its application was impossible because of the suspension of face-to- face classes due to the establishment of social isolation in the world, in this year of pandemic. Thus, it is expected as results, the development of attitudes aimed at the constitution of authorial competence. Thus, the relevance of this research is to contribute to the advancement of research related to writing skills, especially in YAE, with regard to the importance of critical reading for the production of texts, and seeking to solve the problem around the almost total lack of authorship in school texts and the practice of copying in this environment.
Palabras clave : Letramento
Escrita
Autoria
Plágio
Educação de jovens e adultos
Letramento crítico
Carta argumentativa
Critical literacy
Writing
Authorship
Plagiarism
Argumentative letter
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citación : INVENÇÃO, Arlene Ercília de Jesus. O gênero textual carta argumentativa de reclamação no desenvolvimento da escrita autoral de estudantes da educação de jovens e adultos. 2021. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18217
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras

Ficheros en este ítem:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARLENE_ERCILIA_JESUS_INVENCAO.pdf11,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.