Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18382
Tipo de Documento: Monografia
Título: Aditivos alimentares : abordagem sobre as classes, aplicações, regulações e riscos à saúde dos consumidores
Autor(es): Fontes, Nathan de Menezes
Data do documento: 29-Jul-2022
Orientador: Santos, João Antônio Belmino dos
Coorientador: Nunes, Tatiana Pacheco
Resumo: Os aditivos alimentares se tornam necessários para a indústria alimentícia entregar alimentos que sejam seguros e de qualidade durante toda a vida de prateleira. Por isso, foi realizada uma abordagem sobre os aditivos alimentares utilizados pela indústria alimentícia, observando as classes, conceitos, alimentos que são utilizados, legislações vigentes e efeitos a saúde e assim, gerar uma discussão sobre a necessidade de aplicação dos aditivos alimentares. Diversos artigos, legislações e materiais informativos foram pesquisados, utilizando combinações de palavras-chave, lidos e separados de acordo com o tema, para serem utilizados na fase de escrita do projeto. Foram encontradas 23 classes de aditivos alimentares, sendo que 10 delas, as que apresentam maiores exemplos de aplicação, foram relatadas e discutidas. As principais legislações vigentes foram listadas e algumas delas discutidas. Encontrou-se registros de que os aditivos alimentares podem causar alguns problemas de saúde devido a sua toxicidade, entretanto, uma vez que os limites de aplicação desses aditivos nos alimentos são baixos, torna difícil que a intoxicação ocorra. Por fim, sugeriu-se que o material obtido através da abordagem fosse utilizado como material informativo numa pesquisa sobre a percepção dos consumidores quanto aos aditivos alimentares.
Palavras-chave: Engenharia de alimentos
Ensino superior (UFS)
Alimentos (aditivos)
Educorantes (alimentos)
Estabilizantes (alimentos)
Tecnologia de alimentos
Alimentos (indústria)
área CNPQ: CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DTA - Departamento de Tecnologia de Alimentos – São Cristóvão - Presencial
Citação: FONTES, Nathan de Menezes. Aditivos alimentares : abordagem sobre as classes, aplicações, regulações e riscos à saúde dos consumidores. São Cristóvão, 2022. Monografia (graduação em Engenharia de Alimentos) – Departamento de Tecnologia de Alimentos, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18382
Aparece nas coleções:Tecnologia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nathan_Menezes_Fontes.pdf490,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.