Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1858
Document Type: Artigo
Title: Desafios para pensar a geração de conhecimento no campo do jornalismo
Authors: Franciscato, Carlos Eduardo
Issue Date: Sep-2008
Abstract: Este paper apresenta um roteiro inicial de questões de ordem teórica para investigar a construção de conhecimento no campo do jornalismo. O objetivo do trabalho é levantar alguns elementos conceituais para considerar que o campo do jornalismo é formado por uma diversidade de modos de conhecimento. Destacaremos três formas: um conhecimento científico, gerado no ambiente acadêmico, de caráter sistemático e reflexivo; um segundo conhecimento de caráter interpretativo, construído e preservado pela comunidade profissional dos jornalistas; e um terceiro, gerado sob a lógica organizacional e do sistema de produção jornalística. Esta geração de conhecimentos apresenta uma diversidade não só das formas e conteúdos, mas diferenças decorrentes dos interesses específicos de valoração e uso de cada ator, o que gera desafios para a produção compartilhada de conhecimento.
Keywords: Teorias do jornalismo
Conhecimento científico
Campo do jornalismo
Theories of journalism
Scientific knowledge
Journalism field
ISSN: 2175-4683
Publisher / Institution : Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)
Citation: FRANCISCATO, C. E. Desafios para pensar a geração de conhecimento no campo do jornalismo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 31., 2008, Natal. Anais eletrônicos... Natal: Intercom, 2008. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-0924-1.pdf>. Acesso em: 25 out. 2016.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1858
Appears in Collections:DCOS - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesafiosGeracaoConhecimento.pdf86,65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.