Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18594
Tipo de Documento: Monografia
Título: Mídias digitais informativas de fãs para fãs : um estudo exploratório a partir do caso da revista Koreain
Autor(es): Barros, Larissa dos Santos
Data do documento: 2022
Orientador: Hansen, Messiluce Da Rocha
Resumo: Este estudo exploratório tem como objetivo principal identificar e descrever as características da revista digital KoreaIn no contexto da nova ecologia das mídias e da cultura participativa. Para isso, baseando-se numa revisão da literatura, foi realizada uma análise da revista a partir da identificação dos valores-notícia mais recorrentes, de seu modelo de financiamento e dos padrões de interatividade com o público. Procurou-se desta forma obter informação sobre as características editoriais da revista. Os resultados apontam para uma mídia informativa, que embora apresente elementos do jornalismo cultural de nicho e de entretenimento, como conteúdos informativos de interesse do público da revista, mantém de forma significativa as características típicas dos fandoms, ou seja, de conteúdos produzidos por fãs para fãs, a exemplo do uso de siglas e termos para identificar as celebridades, além de conteúdos opinativos produzidos sem análise crítica, mas baseada nas reações pessoais.
Abstract: This exploratory study aims to identify and describe the characteristics of the digital magazine KoreaIn in the context of the new media ecology and participatory culture. For this, based on a literature review, an analysis of the magazine was carried out from the identification of the most recurrent news values, its financing model and the patterns of interactivity with the public. In this way, we sought to obtain information about the editorial characteristics of the journal. The results point to an informative media, which, although it presents elements of niche cultural journalism and entertainment, such as informative content of interest to the magazine's audience, significantly maintains the typical characteristics of fandoms, that is, content produced by fans for fans, such as the use of acronyms and terms to identify celebrities, in addition to opinionated content produced without critical analysis, but based on personal reactions.
Palavras-chave: Jornalismo
Ensino superior (UFS)
Mídia digital
Jornalismo cultural
Fandom de K-pop
Cultura da convergência
Fan culture
Participatory culture
Cultural journalism
K-pop fandom
Convergence culture
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO::JORNALISMO ESPECIALIZADO (COMUNITARIO, RURAL, EMPRESARIAL, CIENTIFICO)
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DCOS - Departamento de Comunicação Social – Jornalismo – São Cristóvão – Presencial
Citação: BARROS, Larissa dos Santos. Mídias digitais informativas de fãs para fãs : um estudo exploratório a partir do caso da revista Koreain. São Cristóvão, 2022. Monografia (graduação em Jornalismo) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18594
Aparece nas coleções:Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa_Santos_Barros.pdf2,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.