Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1869
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Carlos Héric Silva-
dc.date.accessioned2017-01-25T15:07:05Z-
dc.date.available2017-01-25T15:07:05Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, C. H. S. O agir docente e discente entre a leitura e a escrita: nas trilhas da atividade social. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 7., 2013, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristovão: EDUCON, 2013. Disponível em: <http://educonse.com.br/viicoloquio/cdanais.asp?cod=164%20target=pdf>. Acesso em: 25 jan. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/1869-
dc.description.abstractEste artigo apresenta um estudo sobre o ato de ler e escrever na aula de Língua Portuguesa. A motivação pela pesquisa surgiu quando o professor percebeu o pouco interesse dos discentes pela leitura e escrita. Desta feita, acredita-se que a perspectiva da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC), Vigotski (2000; 2001), Leontiev (1977) pode proporcionar, por meio de Atividades Sociais, motivações inerentes ao processo de aprendizagem de modo lúdico e participativo nas atividades colaborativas em práticas sociais. O estudo foi realizado com uma turma do 7° ano da rede pública de ensino do Estado de Sergipe, que visitou uma biblioteca pública com o intuito de proporcionar aos discentes novos caminhos para aprimorarem a leitura e a escrita. Os resultados demonstraram que as atividade desenvolvidas entre a teoria e a prática são mais bem absorvidas que as atividades em sala de aula._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: This article presents a study about the reading and writing act in the Portuguese Language class. The motivation for the research arose when the teacher perceived the students´ little interest for reading and writing. Therefore, it is believed that the perspective of the Socio-cultural-historical Activity Theory (SCHAT), Vygotsky (2000; 2001), Leontiev (1977) can provide, by means of social activities, motivation inherent to learning process in a playful and participative way in collaborative activities in regard to social practices. The study was carried out with a 7th grade group of a public teaching school in the State of Sergipe. These students visited a public library with the purpose to be exposed to new experiences for improving their reading and writing. Results demonstrated that the activities, developed between theory and practice, are more meaningful than the ones in the classroom.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade - EDUCON/UFSpt_BR
dc.subjectAtividade socialpt_BR
dc.subjectPráticas sociaispt_BR
dc.subjectAto da leitura e escritapt_BR
dc.subjectSocial activitypt_BR
dc.subjectSocial practicespt_BR
dc.subjectReading and writing actpt_BR
dc.titleO agir docente e discente entre a leitura e a escrita: nas trilhas da atividade socialpt_BR
dc.title.alternativeTeacher´s/student´s practice between reading and writing: on the social activity roadspt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editorpt_BR
Aparece nas coleções:DLEV - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DocenteLeituraEscrita.pdf320,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.