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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18729
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ribeiro, Angêlica Dória | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-27T20:14:44Z | - |
dc.date.available | 2023-11-27T20:14:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-18 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Angêlica Dória. Avaliação da iluminação em escola pública do ensino médio integral em Aracaju/SE: estudo de caso em salas de aula. 2023. 118 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18729 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | por |
dc.subject | Escolas públicas | por |
dc.subject | Educação integral | por |
dc.subject | Iluminação | por |
dc.subject | Sala de aula | por |
dc.title | Avaliação da iluminação em escola pública do ensino médio integral em Aracaju/SE: estudo de caso em salas de aula | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Guedes, Ítalo César Montalvão | - |
dc.description.resumo | A implementação do Ensino Médio Integral em escolas públicas de Aracaju- SE aconteceu gradualmente nos últimos anos. Com isso, o aluno começou a passar mais tempo do seu dia na sala de aula, visto isto, a iluminação é um dos principais condicionantes ambientais que mais afeta os alunos. Sendo assim, com o decorrer do tempo, quando o ambiente apresenta más condições de iluminação podem ser gerados problemas visuais como a fadiga, prejudicando a percepção e assimilação dos alunos. É dentro desse contexto e da importância da escola para a sociedade que o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo avaliar as condições da iluminação em salas de aula de uma instituição de ensino da rede pública que adotou a modalidade Ensino Médio Integral, no município de Aracaju- SE. A pesquisa foi realizada por meio de análise quantitativa da iluminação natural e artificial, com medições in loco seguindo as recomendações da NBR 15215-4 e da NBR ISO/CIE 8995-1. Os resultados da pesquisa demonstraram que as salas de estudo não conseguiram alcançar os valores determinados pelas normas de desempenho. Por fim, este trabalho será uma contribuição para evidenciar a necessidade de estudos relacionados à iluminação em escolas públicas, visando destacar a importância do conforto luminoso em salas de aula. | pt_BR |
dc.publisher.department | DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Ribeiro, Pedro Vítor Sousa | - |
dc.description.local | Laranjeiras- SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Arquitetura e Urbanismo |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Angêlica_Dória_Ribeiro.pdf | 28,7 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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