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dc.contributor.authorRibeiro, Angêlica Dória-
dc.date.accessioned2023-11-27T20:14:44Z-
dc.date.available2023-11-27T20:14:44Z-
dc.date.issued2023-10-18-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Angêlica Dória. Avaliação da iluminação em escola pública do ensino médio integral em Aracaju/SE: estudo de caso em salas de aula. 2023. 118 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18729-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectArquiteturapor
dc.subjectEscolas públicaspor
dc.subjectEducação integralpor
dc.subjectIluminaçãopor
dc.subjectSala de aulapor
dc.titleAvaliação da iluminação em escola pública do ensino médio integral em Aracaju/SE: estudo de caso em salas de aulapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Guedes, Ítalo César Montalvão-
dc.description.resumoA implementação do Ensino Médio Integral em escolas públicas de Aracaju- SE aconteceu gradualmente nos últimos anos. Com isso, o aluno começou a passar mais tempo do seu dia na sala de aula, visto isto, a iluminação é um dos principais condicionantes ambientais que mais afeta os alunos. Sendo assim, com o decorrer do tempo, quando o ambiente apresenta más condições de iluminação podem ser gerados problemas visuais como a fadiga, prejudicando a percepção e assimilação dos alunos. É dentro desse contexto e da importância da escola para a sociedade que o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo avaliar as condições da iluminação em salas de aula de uma instituição de ensino da rede pública que adotou a modalidade Ensino Médio Integral, no município de Aracaju- SE. A pesquisa foi realizada por meio de análise quantitativa da iluminação natural e artificial, com medições in loco seguindo as recomendações da NBR 15215-4 e da NBR ISO/CIE 8995-1. Os resultados da pesquisa demonstraram que as salas de estudo não conseguiram alcançar os valores determinados pelas normas de desempenho. Por fim, este trabalho será uma contribuição para evidenciar a necessidade de estudos relacionados à iluminação em escolas públicas, visando destacar a importância do conforto luminoso em salas de aula.pt_BR
dc.publisher.departmentDAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ribeiro, Pedro Vítor Sousa-
dc.description.localLaranjeiras- SEpt_BR
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