Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18844
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Farias, Letícia Nascimento | - |
dc.contributor.author | Magalhães, Sigrid Rochele Gusmão Paranhos | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-03T16:43:16Z | - |
dc.date.available | 2024-01-03T16:43:16Z | - |
dc.date.issued | 2023-10 | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, L. N.; MAGALHÃES, S. R. G. P. Criação, recriação e encenação de uma peça teatral em sala de aula: o lúdico e o ensino de língua inglesa. In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 7., 2023, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2023. p. 130-140. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-2061 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18844 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais Eletrônicos do VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VII SEFELI), v. 7, 2023 | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | por |
dc.subject | Ludicidade | por |
dc.subject | Cena teatral | por |
dc.title | Criação, recriação e encenação de uma peça teatral em sala de aula: o lúdico e o ensino de língua inglesa | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0 DEED). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ . | pt_BR |
dc.description.resumo | Este projeto de pesquisa, que se encontra em andamento, busca demonstrar a importância de incentivar atividades lúdicas nas aulas de Língua Inglesa (LI), pois acredita-se que os alunos poderão se sentir mais estimulados e dispostos a participar das aulas. Com esse fim, propõe-se a implementação de uma proposta de intervenção, baseada na criação e/ou recriação, bem como na encenação de uma cena teatral por parte dos estudantes, tendo em vista o desenvolvimento da aprendizagem em LI com foco na utilização das quatro habilidades linguísticas, listening, speaking, writing e reading, considerando a sua importância para o aprendizado efetivo de um idioma. Autores como Freire (2022), Luckesi (2020), Martins (2015), entre outros, fundamentam este trabalho desenvolvido a partir da observação de aulas durante a execução do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, em uma escola da Rede Estadual de Ensino Integral. A pesquisa é de natureza qualitativa, com abordagem na pesquisa-ação, devendo ser aplicada em uma oficina multisseriada para alunos do 1º ano do Ensino Médio, no período de agosto a setembro/2023. Ao final, espera-se que os alunos consigam aprimorar os seus conhecimentos na língua alvo, de forma prazerosa e a desenvolver, com mais facilidade e naturalidade, a comunicação em LI. Almeja-se, por fim, contribuir para o desenvolvimento de estratégias cognitivas e interacionais dos alunos e que eles possam perceber que o inglês não é distante da realidade deles, sendo a sua aquisição de grande relevância para o mundo globalizado. | pt_BR |
dc.publisher.initials | LINC/UFS | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CriacaoEncenacaoPecaTeatral.pdf | 821,74 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.