Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18905
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Andressa Galindo Alves de Melo | - |
dc.contributor.author | Xypas, Constantin | - |
dc.contributor.author | Cavalcanti, José Dilson Beserra | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Veleida Anahi Capua da Silva | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Bernard | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T22:46:22Z | - |
dc.date.available | 2024-01-19T22:46:22Z | - |
dc.date.issued | 2022-09 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18905 | - |
dc.description.abstract | Humanized care has been the subject of significant debates in health education. Investigations into their teaching allow us to understand the reality established in the training course of nurses, and allow us to answer the central question that guides this study: How has humanized care been taught today? In this way, in this article we present an outline of the panorama of the various productions - theses and dissertations, in the period from 2011 to 2020. For this, we use the methodology of vertical mapping, aiming to see the problems analyzed, the theoretical-methodological trends and the perspectives for further research on the teaching of humanization, in addition to presenting the pedagogical contexts imbricated in the teaching-learning process of this care. Although we found the interest of studies on the subject, we observed a certain limitation in the look of these investigations, which based humanized care exclusively on public policies, in addition to identifying a main trend that employs efforts to promote changes in teaching considering, in most cases, , just the teacher's discourse and/or limiting students' experiences without considering what drives them to learn. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino do cuidado humanizado | por |
dc.subject | Formação de enfermeiros | por |
dc.subject | Cuidado humanizado | por |
dc.subject | Teaching humanized | eng |
dc.subject | Training of nurses | eng |
dc.subject | Humanized care | eng |
dc.title | Mapeamento da produção científica acerca do ensino do cuidado humanizado: contexto, fundamentação teórica e metodológica | pt_BR |
dc.title.alternative | Mapping of scientific production on teaching humanized care: context, theoretical and methodological foundation | eng |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | O cuidado humanizado tem sido alvo de significativos debates na formação em saúde. As investigações acerca do seu ensino nos permitem compreender a realidade estabelecida no percurso formativo dos enfermeiros, e nos possibilita responder à questão central que norteia este estudo: Como o cuidado humanizado tem sido ensinado nos dias atuais? Dessa maneira, no presente artigo apresentamos um esboço do panorama das diversas produções – teses e dissertações, no período de 2011 a 2020. Para isso, utilizamos a metodologia do mapeamento vertical, objetivando enxergar os problemas analisados, as tendências teórico-metodológicas e as perspectivas para novas pesquisas acerca do ensino da humanização, além de apresentarmos os contextos pedagógicos imbricados no processo de ensino-aprendizagem desse cuidado. Apesar de constatarmos o interesse dos estudos pela temática, observamos uma certa limitação no olhar dessas investigações, as quais fundamentavam o cuidado humanizado exclusivamente nas políticas públicas, além de identificarmos uma tendência principal que emprega esforços para promover mudanças no ensino considerando, na maioria das vezes, apenas o discurso do professor e/ou limitando as experiências dos estudantes sem considerar o que o leva a aprender. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MapeamentoProdCientificaEnsinoCuidadoHumanizado.pdf | 133,62 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.