Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18936
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Relações com os saberes de jogos e brincadeiras de matriz africana |
Título(s) alternativo(s): | Relationships with the knowledge of games and play of african origin |
Autor(es): | Amaral, Pedro Gabriel Viana do |
Data do documento: | Set-2022 |
Resumo: | Este artigo teve enquanto objetivos: compreender os modos com que crianças do 4º e 5º ano do ensino fundamental, se relacionam com os saberes dos jogos e brincadeiras africanas, narrar sobre este processo de ensino-aprendizagem e investigar como as estratégias utilizadas pelo professorpesquisador, contribuíram para uma educação que valorizasse as relações étnico-raciais. Por meio da perspectiva metodológica das relações com o saber de Charlot (2000) e da pesquisa-ação de Engel (2000), observou-se que as crianças construíram relações identitárias com as vivências e experiências, refletindo, discutindo, questionando, pesquisando e valorizando estes saberes assim como incorporando algumas das brincadeiras aprendidas no cotidiano escolar. |
Abstract: | The aims of this article were: to understand the ways in which children of the 4th and 5th grade of elementary school relate to the knowledge of African games and play, narrate about this teachinglearning process and investigate how the strategies used by the teacher-researcher contributed to an education that valued ethnic-racial relations. Through the methodological perspective of the relations with knowledge by Charlot (2000) and the action research by Engel (2000), it was observed that the children built identity relations with the experiences, reflecting, discussing, questioning, researching and valuing this knowledge, as well as incorporating some of the games learned in their daily school life. |
Palavras-chave: | Relações com o saber Jogos de matriz africana Brincadeiras de matriz africana Relationships with knowledge African games |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18936 |
Aparece nas coleções: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RelacoesSaberesJogosBrincadeirasMatrizAfricana.pdf | 669,78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.