Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18961
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Reis, Janice Anacleto Pereira dos | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Veleida Anahi Capua da Silva | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Bernard | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-19T23:04:59Z | - |
dc.date.available | 2024-01-19T23:04:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-09 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18961 | - |
dc.description.abstract | Las propuestas en Educación Infantil deben articular la matemática a los contextos sociales y culturales de los niños, para que puedan desarrollar el razonamiento lógico, no solo la capacidad de reconocer números y realizar cálculos. Este artículo es una práctica de un docente de una insitución de Educación Infantil (UAEI) d de Campina Grande (UFCG), realizada en 2021, durante el período de enseñanza a distancia, debido a la pandemia. Para la discusión, realizamos prácticas con la matemática con un grupo de niños de cinco años con el objetivo de garantizar el acceso de los niños y la continuidad de las acciones educativas de la institución en el espacio doméstico. Los encuentros sincrónicos y asincrónicos se realizaron en la plataforma google meet. Los registros se realizaron a través de diarios de reflexión docente, edición en línea, en Google drive, registros fotográficos y videos, enviados por las familias. Escuchar y dialogar con los niños en encuentros sincrónicos condujo nuestro trabajo pedagógico, en el contexto la matemática, a secuencias didácticas, elaboradas a partir de situaciones-problema de la vida cotidiana de los niños, observamos el involucramiento de los niños en nuestras propuestas que involucran diferentes nociones matemáticas. | spa |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Propostas pedagógica | por |
dc.subject | Educación infantil | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Propuestas pedagógicas | spa |
dc.title | Práticas matemáticas na educação infantil no período de pandemia | pt_BR |
dc.title.alternative | Prácticas matemáticas en la educación infantil en período de la pandemia | spa |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | As propostas na Educação Infantil devem articular a matemática aos contextos social e cultural das crianças, de maneira que elas possam desenvolver o raciocínio lógico e, não somente, a habilidade de reconhecer números e realizar cálculos mecanicamente. Esse artigo trata-se de uma prática de uma professora de uma instituição pública de Educação Infantil, de Campina Grande, realizada em 2021, no período de ensino remoto, devido a pandemia COVID-19. Para a discussão, tomamos a prática com a linguagem matemática com um grupo de crianças de cinco anos com o objetivo de garantir às crianças o acesso e a continuidade das ações educativas da instituição no espaço doméstico. Os encontros síncronos e assíncronos foram realizados na plataforma google meet. Os registros se deram por meio de diários de reflexão docente, edição on-line, no Google drive, registros fotográficos e vídeos, enviados pelas famílias das crianças. A escuta e o diálogo das crianças nos encontros síncronos conduziram nosso fazer pedagógico, no âmbito da linguagem matemática, às sequências didáticas, elaboradas a partir de situações-problemas do cotidiano das crianças.Observamos envolvimento das crianças nas nossas propostas que envolveram diversas noções matemáticas. | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PraticasMatematicasEducacaoInfantilPandemia.pdf | 152,89 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.