Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18961
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Janice Anacleto Pereira dos-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-01-19T23:04:59Z-
dc.date.available2024-01-19T23:04:59Z-
dc.date.issued2022-09-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18961-
dc.description.abstractLas propuestas en Educación Infantil deben articular la matemática a los contextos sociales y culturales de los niños, para que puedan desarrollar el razonamiento lógico, no solo la capacidad de reconocer números y realizar cálculos. Este artículo es una práctica de un docente de una insitución de Educación Infantil (UAEI) d de Campina Grande (UFCG), realizada en 2021, durante el período de enseñanza a distancia, debido a la pandemia. Para la discusión, realizamos prácticas con la matemática con un grupo de niños de cinco años con el objetivo de garantizar el acceso de los niños y la continuidad de las acciones educativas de la institución en el espacio doméstico. Los encuentros sincrónicos y asincrónicos se realizaron en la plataforma google meet. Los registros se realizaron a través de diarios de reflexión docente, edición en línea, en Google drive, registros fotográficos y videos, enviados por las familias. Escuchar y dialogar con los niños en encuentros sincrónicos condujo nuestro trabajo pedagógico, en el contexto la matemática, a secuencias didácticas, elaboradas a partir de situaciones-problema de la vida cotidiana de los niños, observamos el involucramiento de los niños en nuestras propuestas que involucran diferentes nociones matemáticas.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectPropostas pedagógicapor
dc.subjectEducación infantilpor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectPropuestas pedagógicasspa
dc.titlePráticas matemáticas na educação infantil no período de pandemiapt_BR
dc.title.alternativePrácticas matemáticas en la educación infantil en período de la pandemiaspa
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoAs propostas na Educação Infantil devem articular a matemática aos contextos social e cultural das crianças, de maneira que elas possam desenvolver o raciocínio lógico e, não somente, a habilidade de reconhecer números e realizar cálculos mecanicamente. Esse artigo trata-se de uma prática de uma professora de uma instituição pública de Educação Infantil, de Campina Grande, realizada em 2021, no período de ensino remoto, devido a pandemia COVID-19. Para a discussão, tomamos a prática com a linguagem matemática com um grupo de crianças de cinco anos com o objetivo de garantir às crianças o acesso e a continuidade das ações educativas da instituição no espaço doméstico. Os encontros síncronos e assíncronos foram realizados na plataforma google meet. Os registros se deram por meio de diários de reflexão docente, edição on-line, no Google drive, registros fotográficos e vídeos, enviados pelas famílias das crianças. A escuta e o diálogo das crianças nos encontros síncronos conduziram nosso fazer pedagógico, no âmbito da linguagem matemática, às sequências didáticas, elaboradas a partir de situações-problemas do cotidiano das crianças.Observamos envolvimento das crianças nas nossas propostas que envolveram diversas noções matemáticas.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PraticasMatematicasEducacaoInfantilPandemia.pdf152,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.