Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18970
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Encontrando o sentido de ser um educador: a história de um estudante mediano que tornou-se professor tutor de resiliência
Título(s) alternativo(s): Finding the meaning of being an educator: The story of an average student who became a resilience tutor
Autor(es): Oliveira, Murilo Rangel
Data do documento: Set-2022
Resumo: Histórias de professores que se afirmam motivados e felizes com o trabalho são raras e vão de encontro ao quadro de desânimo quanto à profissão que a maioria relata. Em meio ao atual cenário desmotivador, a pressão e a cobrança social também são fatores presentes que atuam minando a mobilização do profissional da educação. Porém a partir da observância da Sociologia do Êxito Improvável (BERGIER & XYPAS, 2013) acreditamos que o caminho do bem estar profissional está baseado na construção gradual da relação com o saber, a partir da teoria de B. Charlot (2000; 2001; 2005), e que é possível sentir-se realizado sendo professor, chegando ao ponto de tornar-se um Tutor de Resiliência, segundo a visão de Cyrulnik (2004; 2005). O presente trabalho versa sobre o caso de um estudante desmotivado que ao longo do caminho descobriu-se em meio ao jogo educacional que, por fim, o conduziu a sansão profissional.
Abstract: Stories of teachers who claim to be motivated and happy with their work are rare and go against the picture of discouragement about the profession that most report. In the midst of the current demotivating scenario, pressure and social demands are also present factors that undermine the mobilization of education professionals. However, from the observance of the Sociology of Improbable Success (BERGIER & XYPAS, 2013) we believe that the path of professional wellbeing is based on the gradual construction of the relationship with knowledge, based on the theory of B. Charlot (2000; 2001; 2005). ), and that it is possible to feel fulfilled being a teacher, reaching the point of becoming a Resilience Tutor, according to Cyrulnik (2004; 2005). The present work deals with the case of an unmotivated student who, along the way, found himself in the middle of the educational game that, finally, led him to professional sanction.
Palavras-chave: Narrativa
Êxito escolar
Formação de professores
Narrative
School success
Teacher training
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18970
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EncontrandoSentidoSerEducador.pdf148,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.