Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19011
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Educação não formal no sertão do Araripe: como nascem os cactos |
Título(s) alternativo(s): | Educación no formal en el sertão do Arararipe: cómo nace el cactus |
Autor(es): | Oliveira, Maria Luciana Rodrigues |
Data do documento: | Set-2022 |
Resumo: | Cenários complexos e desfavoráveis, muitas vezes, servem de inspiração para o surgimento de projetos sociais de caráter cultural e artístico, direcionados à juventude em regiões de maior vulnerabilidade social. Este estudo terá como objeto o Encontro de Dança, Arte e Cultura da Região do Araripe – EDACRA –, que surgiu nessa adversidade, como uma reação organizada dos jovens artistas da dança na região. Nesse sentido, este trabalho teve como o objetivo avaliar os fatores de sucesso desse projeto social no Sertão de Araripe – Pernambuco. Os dados analisados foram obtidos através da aplicação de um questionário direcionado aos artistas e ao público participante do evento, bem como de uma entrevista encaminhada ao coordenador e a uma colaboradora do projeto. Assim, foram destacados como principais fatores de sucesso do projeto: a prática da gestão colaborativa, o formato multicultural do evento, a persistência do grupo de trabalho e artistas envolvidos, a existência de avaliações como método de superação dos conflitos bem como dos riscos enfrentados e os objetivos ligados aos valores sociais do projeto. |
Abstract: | Escenarios complejos y desfavorables sirven muchas veces de inspiración para el surgimiento de proyectos sociales de carácter cultural y artístico, dirigidos a jóvenes de regiones de mayor vulnerabilidad social. Este estudio tendrá como objeto el Encuentro de Danza, Arte y Cultura de la Región de Araripe -EDACRA- qué surgido en esta adversidad, como reacción organizada de jóvenes artistas de la danza de la región. Este trabajo tuvo como objetivo evaluar los factores de éxito de este proyecto social en el Sertão de Araripe - Pernambuco. Los datos analizados se obtuvieron mediante la aplicación de un cuestionario dirigido a los artistas y al público participante del evento, así como una entrevista enviada al coordinador ya un colaborador del proyecto. Se destacaron los principales factores de éxito del proyecto: la práctica de la gestión colaborativa, el formato multicultural del evento, la persistencia del grupo de trabajo y de los artistas involucrados, la existencia de evaluaciones como método de superación de los conflictos y riesgos enfrentados, así como como los objetivos vinculados a los valores sociales del proyecto. |
Palavras-chave: | Arte Araripe Cultura |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19011 |
Aparece nas coleções: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EducacaoNaoFormalSertaoAraripe.pdf | 646,25 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.