Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19014
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Tecnologias e linguagens na Base Nacional Comum Curricular práticas pedagógicas em aulas de língua inglesa no ensino fundamental
Autor(es): Siqueira, Nadege Ramalho de
Data do documento: 28-Jul-2023
Orientador: Silva, Paulo Roberto Boa Sorte
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar se, e como as competências em linguagens e tecnologias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são aplicadas nas práticas pedagógicas de professores de língua inglesa do 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de Sergipe, localizadas em Aracaju. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e analítica, embasada nos trabalhos teórico-metodológicos de Freeman (1998) e corroborando Auerbach e Silverstein (2003). O estudo configura-se como um estudo de caso Paiva (2019). Para embasar as análises sobre as competências desta pesquisa, são utilizados como referência autores como Santaella (2013), que aborda a aplicabilidade das tecnologias digitais de informação e comunicação e sua ubiquidade; Boa Sorte (2019), Lucena (2016, 2019), que tratam do uso pedagógico de smartphones; Cope e Kalantzis (2000), Rojo (2012), que discutem o uso de mídias eletrônicas na educação; Fava (2012), que destaca a importância das tecnologias no ensino de inglês; a abordagem crítica das TDIC como dispositivos pedagógicos motivacionais; a democratização do ciberespaço (Levy, 2010), além dos documentos da BNCC e do Currículo do Estado de Sergipe. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede estadual, contando com a participação de professores de língua inglesa do 9º ano do ensino fundamental. A pesquisadora espera contribuir com reflexões e considerações sobre o uso das TDIC na implementação da BNCC.
Abstract: This research aims to analyze if and how the language and technology competencies of the National Common Core Curriculum (BNCC) are applied in the pedagogical practices of 9thgrade English language teachers in public state schools in Sergipe, located in Aracaju. The methodology adopted is qualitative and analytical in nature, based on the theoretical and methodological works of Freeman (1998) and supported by Auerbach and Silverstein (2003). The study is configured as a case study (Paiva, 2019). To support the analysis of the competencies in this research, authors such as Santaella (2013) are referenced, who address the applicability of digital information and communication technologies and their ubiquity; Boa Sorte (2019) and Lucena (2016, 2019), who discuss the pedagogical use of smartphones; Cope and Kalantzis (2000) and Rojo (2012), who examine the use of electronic media in education; Fava (2012), who highlights the importance of technology in English language teaching; the critical approach of ICT as motivational pedagogical tools; the democratization of cyberspace (Levy, 2010), in addition to the documents of the BNCC and the Curriculum of the State of Sergipe. The research was conducted in two state schools, involving English language teachers from the 9th grade of primary education. The researcher hopes to contribute with reflections and considerations on the use of ICT in the implementation of the BNCC.
Palavras-chave: Ensino fundamental em Sergipe
Língua inglesa
Estudo e ensino
Currículos de Aracaju (SE)
Tecnologia educacional
Prática de ensino
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Práticas pedagógicas
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Linguagens
Pedagogical practices
Digital information and communication technologies
National Common Curricular Base
Elementary education
English language
Languages
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: SIQUEIRA, Nadege Ramalho de. Tecnologias e linguagens na Base Nacional Comum Curricular práticas pedagógicas em aulas de língua inglesa no ensino fundamental. 2023. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19014
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NADEGE_RAMALHO_SIQUEIRA.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.