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dc.contributor.authorSantos, Manuela de Jesus Silva-
dc.date.accessioned2024-02-06T19:35:38Z-
dc.date.available2024-02-06T19:35:38Z-
dc.date.issued2023-08-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Manuela de Jesus Silva. Efeitos da educação empreendedora na relação entre o desejo e a intenção empreendedora no ensino superior. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19037-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectFinalidades e objetivospor
dc.subjectSergipepor
dc.subjectIntenção e pesquisapor
dc.subjectDesejos e pesquisapor
dc.subjectIntenção empreendedorapor
dc.subjectEducação empreendedorapor
dc.subjectModelo do Comportamento Direcionado a Metas (MCDM)por
dc.subjectModelagem de equações estruturaispor
dc.subjectEntrepreneurial intentioneng
dc.subjectEntrepreneurial educationeng
dc.subjectModel of Goal Directed Behavioreng
dc.subjectModeling of structural equationseng
dc.titleEfeitos da educação empreendedora na relação entre o desejo e a intenção empreendedora no ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Corrêa, Rúbia Oliveira-
dc.description.resumoA intenção empreendedora, nas últimas décadas, despontou como temática de pesquisa promissora. Ampliar o conhecimento sobre a intenção empreendedora em diferentes contextos é algo recomendado. Frente a relevância do tema, o Modelo de Comportamento Direcionado a Metas (MCDM) foi utilizado por Londono, Wilson e Osório-Tinoco (2021) para realizar a previsão das intenções empreendedoras de estudantes secundaristas na Colômbia. Diante dos achados, esses estudiosos passaram a recomendar outros públicos para testar o poder preditivo do MCDM. Considerado esse gap de pesquisa, o presente estudo teve o propósito de testar o Modelo de Comportamento Direcionado a Metas (MCDM), sob mediação da variável Educação Empreendedora, para explicar as intenções empreendedoras dos alunos de graduação em Sergipe. Vale ressaltar que, para além da validação, este estudo expande o MCDM ao propor acrescentar-lhe a Educação Empreendedora como variável mediadora da relação entre desejo e intenção empreendedora. Em relação aos procedimentos metodológicos, ontologicamente esta pesquisa se classifica como realista/objetivista, em uma perspectiva epistemológica tem uma visão positivista. A pesquisa ainda pode ser classificada como um levantamento (Survey) de natureza descritiva e corte transversal. A coleta de dados foi feita por meio de questionário online com 148 alunos de instituições de ensino superior em Sergipe. Os procedimentos para a análise dos dados coletados envolveram testes de estatística descritiva, análise fatorial e Modelagem de Equações Estruturais (SEM); para isso os softwares estatísticos SPSS 22 e WarpPLS 7.0 foram utilizados. Com os resultados da pesquisa foi possível verificar que as variáveis emoções negativas antecipadas, a frequência do comportamento passado e, especialmente, as atitudes individuais, explicam o desejo por empreender dos estudantes que fizeram parte desta amostra. Os dados coletados mostraram ainda que a educação empreendedora media, de forma tímida (R2=0,16), a relação entre o desejo e a intenção empreendedora. Frente a esse achado, é possível inferir que, no cenário pesquisado, educar para o empreendedorismo é uma estratégia que fortalece e explica, em parte, a relação entre desejo e intenção empreendedora.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Administração

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