Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19037
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Efeitos da educação empreendedora na relação entre o desejo e a intenção empreendedora no ensino superior
Autor(es): Santos, Manuela de Jesus Silva
Data do documento: 14-Ago-2023
Orientador: Corrêa, Rúbia Oliveira
Resumo: A intenção empreendedora, nas últimas décadas, despontou como temática de pesquisa promissora. Ampliar o conhecimento sobre a intenção empreendedora em diferentes contextos é algo recomendado. Frente a relevância do tema, o Modelo de Comportamento Direcionado a Metas (MCDM) foi utilizado por Londono, Wilson e Osório-Tinoco (2021) para realizar a previsão das intenções empreendedoras de estudantes secundaristas na Colômbia. Diante dos achados, esses estudiosos passaram a recomendar outros públicos para testar o poder preditivo do MCDM. Considerado esse gap de pesquisa, o presente estudo teve o propósito de testar o Modelo de Comportamento Direcionado a Metas (MCDM), sob mediação da variável Educação Empreendedora, para explicar as intenções empreendedoras dos alunos de graduação em Sergipe. Vale ressaltar que, para além da validação, este estudo expande o MCDM ao propor acrescentar-lhe a Educação Empreendedora como variável mediadora da relação entre desejo e intenção empreendedora. Em relação aos procedimentos metodológicos, ontologicamente esta pesquisa se classifica como realista/objetivista, em uma perspectiva epistemológica tem uma visão positivista. A pesquisa ainda pode ser classificada como um levantamento (Survey) de natureza descritiva e corte transversal. A coleta de dados foi feita por meio de questionário online com 148 alunos de instituições de ensino superior em Sergipe. Os procedimentos para a análise dos dados coletados envolveram testes de estatística descritiva, análise fatorial e Modelagem de Equações Estruturais (SEM); para isso os softwares estatísticos SPSS 22 e WarpPLS 7.0 foram utilizados. Com os resultados da pesquisa foi possível verificar que as variáveis emoções negativas antecipadas, a frequência do comportamento passado e, especialmente, as atitudes individuais, explicam o desejo por empreender dos estudantes que fizeram parte desta amostra. Os dados coletados mostraram ainda que a educação empreendedora media, de forma tímida (R2=0,16), a relação entre o desejo e a intenção empreendedora. Frente a esse achado, é possível inferir que, no cenário pesquisado, educar para o empreendedorismo é uma estratégia que fortalece e explica, em parte, a relação entre desejo e intenção empreendedora.
Palavras-chave: Administração
Empreendedorismo
Ensino superior
Finalidades e objetivos
Sergipe
Intenção e pesquisa
Desejos e pesquisa
Intenção empreendedora
Educação empreendedora
Modelo do Comportamento Direcionado a Metas (MCDM)
Modelagem de equações estruturais
Entrepreneurial intention
Entrepreneurial education
Model of Goal Directed Behavior
Modeling of structural equations
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Administração
Citação: SANTOS, Manuela de Jesus Silva. Efeitos da educação empreendedora na relação entre o desejo e a intenção empreendedora no ensino superior. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19037
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANUELA_JESUS_SILVA_SANTOS.pdf27,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.