Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19043| Tipo de Documento: | Monografia |
| Título: | Produção de fotografias alternativas em uma perspectiva contextualizada : uma proposta didática para o ensino de química |
| Autor(es): | Souza, Raquel Borges de |
| Data do documento: | 6-Out-2023 |
| Orientador: | Mello, Heloísa de |
| Resumo: | Pesquisas realizadas na área de Educação em Ciências, enfatizam acerca da necessidade de promover a contextualização durante as aulas de química, visando uma aprendizagem com foco na formação cidadã dos alunos. Umas das formas pelas quais a contextualização pode ser inserida nas escolas é partindo do contexto dos discentes. Dessa forma, a produção de fotografias alternativas por meio da técnica “antotipia” é uma temática que promove a inserção da contextualização no ambiente escolar, possibilitando a discussão da química por trás desse método fotográfico, considerado o mais sustentável em comparação aos outros. Assim, essa pesquisa de cunho qualitativo teve como objetivo investigar as relações que alunos de uma turma do 3º do Ensino Médio fazem com a Química e a fotografia a partir da produção de antotipias, bem como analisar a compreensão deles acerca dos processos envolvidos nessa técnica. Como resultado, observou-se que inicialmente os alunos apresentaram dificuldades em perceber a presença da química nas antotipias. Além disso, notou-se que as atividades desenvolvidas durante a pesquisa, especialmente a experimentação, os auxiliou na compreensão dos conteúdos químicos de forma mais aprofundada, enfatizando a sua importância para o Ensino de Química. |
| Palavras-chave: | Ensino de química Antotipia Fotografia Pigmentos |
| Idioma: | por |
| Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
| Departamento: | DQCI - Departamento de Química – Itabaiana - Presencial |
| Citação: | SOUZA, Raquel Borges de. Produção de fotografias alternativas em uma perspectiva contextualizada recurso eletrônico: uma proposta didática para o ensino de química. 2023. 57 f. TCC (Graduação em Química) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2023. |
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19043 |
| Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Raquel_Borges_Souza.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
