Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19052
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Crislaine Nascimento-
dc.date.accessioned2024-02-08T14:10:49Z-
dc.date.available2024-02-08T14:10:49Z-
dc.date.issued2023-10-03-
dc.identifier.citationSOUSA, Crislaine Nascimento. Sabão líquido reciclado: estratégia de ensino de química por meio de uma oficina de inovação social. 2023. 95 f. TCC (Graduação em Química) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19052-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectResíduospor
dc.subjectÓleos vegetaispor
dc.subjectSabão líquido recicladopor
dc.subjectInovação socialpor
dc.titleSabão líquido reciclado: estratégia de ensino de química por meio de uma oficina de inovação socialpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Marcelo Leite dos-
dc.description.resumoApesar dos óleos de frituras serem um componente essencial na culinária brasileira, existem diversos custos ambientais ocasionados pelo seu descarte inadequado. Assim, é necessário o incentivo em relação ao descarte correto ou reciclagem deste elemento que pode ser reaproveitado de diversas maneiras, dentre elas com a produção de sabão líquido, sendo que essa estratégia faz dele uma matéria-prima com valor agregado, cuja utilização transforma-o em um produto rentável. A produção do sabão pode ser entendida como uma inovação social, através da possibilidade de satisfazer as demandas das comunidades de forma geral, contemplando três dimensões: social, ambiental e econômica. A partir deste trabalho buscou-se responder a seguinte questão de pesquisa: é possível desenvolver um pensamento empreendedor, com soluções sustentáveis, por meio da inovação social em aula de Química?. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral desenvolver uma estratégia de ensino a partir da temática de inovação social para aulas de Química. Para isso, foi aplicada uma oficina temática com 26 estudantes do 3° ano do Ensino Médio da rede pública de um colégio no município da rede agreste de Sergipe. Os resultados da aplicação da oficina foram divididos em quatro etapas: análise do questionário inicial e final; análise do brainstorming; análise dos projetos (Canvas da Proposta de Valor) elaborados pelos alunos e; impressões gerais sobre a aplicação da Oficina temática. Ao analisar os resultados foi perceptível o destaque dos alunos para se tornarem empreendedores sociais conscientes e movidos a resolução de problemas sociais e ambientais em suas comunidades. Portanto, foi possível através da oficina criada trabalhar a inovação social, desenvolvendo no aluno um pensamento empreendedor com soluções sustentáveis.pt_BR
dc.publisher.departmentDQCI - Departamento de Química – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana-SEpt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Crislaine_Nascimento_Sousa.pdf5,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.