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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19052
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sousa, Crislaine Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-08T14:10:49Z | - |
dc.date.available | 2024-02-08T14:10:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-03 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Crislaine Nascimento. Sabão líquido reciclado: estratégia de ensino de química por meio de uma oficina de inovação social. 2023. 95 f. TCC (Graduação em Química) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19052 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | por |
dc.subject | Resíduos | por |
dc.subject | Óleos vegetais | por |
dc.subject | Sabão líquido reciclado | por |
dc.subject | Inovação social | por |
dc.title | Sabão líquido reciclado: estratégia de ensino de química por meio de uma oficina de inovação social | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Marcelo Leite dos | - |
dc.description.resumo | Apesar dos óleos de frituras serem um componente essencial na culinária brasileira, existem diversos custos ambientais ocasionados pelo seu descarte inadequado. Assim, é necessário o incentivo em relação ao descarte correto ou reciclagem deste elemento que pode ser reaproveitado de diversas maneiras, dentre elas com a produção de sabão líquido, sendo que essa estratégia faz dele uma matéria-prima com valor agregado, cuja utilização transforma-o em um produto rentável. A produção do sabão pode ser entendida como uma inovação social, através da possibilidade de satisfazer as demandas das comunidades de forma geral, contemplando três dimensões: social, ambiental e econômica. A partir deste trabalho buscou-se responder a seguinte questão de pesquisa: é possível desenvolver um pensamento empreendedor, com soluções sustentáveis, por meio da inovação social em aula de Química?. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral desenvolver uma estratégia de ensino a partir da temática de inovação social para aulas de Química. Para isso, foi aplicada uma oficina temática com 26 estudantes do 3° ano do Ensino Médio da rede pública de um colégio no município da rede agreste de Sergipe. Os resultados da aplicação da oficina foram divididos em quatro etapas: análise do questionário inicial e final; análise do brainstorming; análise dos projetos (Canvas da Proposta de Valor) elaborados pelos alunos e; impressões gerais sobre a aplicação da Oficina temática. Ao analisar os resultados foi perceptível o destaque dos alunos para se tornarem empreendedores sociais conscientes e movidos a resolução de problemas sociais e ambientais em suas comunidades. Portanto, foi possível através da oficina criada trabalhar a inovação social, desenvolvendo no aluno um pensamento empreendedor com soluções sustentáveis. | pt_BR |
dc.publisher.department | DQCI - Departamento de Química – Itabaiana - Presencial | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | Itabaiana-SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Química |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Crislaine_Nascimento_Sousa.pdf | 5,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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