Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19072
Tipo de Documento: Monografia
Título: Parte de um jogo digital para desenvolver o pensamento computacional : o TCC integrado a um projeto de doutorado em educação.
Autor(es): Reis, Pedro Sturaro dos
Data do documento: 7-Fev-2024
Orientador: Schneider, Henrique Nou
Coorientador: Madureira, Jamille Silva
Resumo: O pensamento computacional é uma das competências essenciais na atual era do conhecimento, e deve ser desenvolvido desde a educação básica. O uso de jogos na educação é uma estratégia que tem sido utilizada com o propósito de engajar os estudantes, tornando o processo de aprendizagem lúdico e, assim, mais eficaz. O presente trabalho de conclusão de curso, que está vinculado a uma pesquisa de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação desta Universidade, tem como objetivo produzir um jogo digital que possibilite a estudantes de Ensino Médio desenvolver os quatro pilares do pensamento computacional. Para isso, foi criado um roteiro com a temática “pirata” e respectivos desafios. A resolução dos desafios exige a adoção de um ou mais pilares do pensamento computacional. Foi escolhido o estilo pixel art para o design visual, tanto pela facilidade de desenhar os personagens, objetos e cenários, como pela pouca exigência de hardware para sua execução. Ao total, foram planejados treze desafios, mas implementados somente três, devido à escassez de tempo. Para finalizar a implementação e realizar as etapas de testes, está em andamento um projeto de pesquisa externo no âmbito do Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe, com mais dois estudantes pesquisadores.
Abstract: Computational thinking is one of the essential skills in the current era of knowledge, and must be developed since basic education. The use of games in education is a strategy that has been used with the purpose of engaging students, making the learning process ludic and thus more effective. This course completion work, which is linked to a PhD research in the Postgraduate Program in Education at this University, aims to produce a digital game that enables high school students to develop the four pillars of computational thinking. For this, a script was created with the “pirate” theme and respective challenges. Solving the challenges requires the adoption of one or more pillars of computational thinking. The pixel art style was chosen for the visual design, both because of the facility for drawing characters, objects and scenes, and the little requirements of hardware to execute it. In total, thirteen challenges were planned, but only three were implemented, due to lack of time. To finalize the implementation and carry out the testing stages, an external research project is underway within the Computing Department of the Federal University of Sergipe, with two more student researchers.
Palavras-chave: Ciência da computação
Sistema de informação
Ensino superior (UFS)
Ensino médio
Jogos digitais (Direito autoral)
Game authorship
High school
Digital games
área CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DCOMP - Departamento de Computação – Sistemas de Informação – São Cristóvão - Presencial
Citação: Reis, Pedro Sturaro dos. Parte de um jogo digital para desenvolver o pensamento computacional : o TCC integrado a um projeto de doutorado em educação. São Cristóvão, 2024. Monografia (graduação em Sistema de Informação) - Departamento de Sistema de Informação, Centro de Ciências Exatas e Tecnologias, Universidade Federal de Sergipe, SE, 2004
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19072
Aparece nas coleções:Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro_Sturaro_Reis.pdf3,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.