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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19153| Tipo de Documento: | Monografia |
| Título: | Sintomas vocais de professores de metodologia ativa no início e durante as aulas remotas emergenciais devido a pandemia da Covid-19 |
| Autor(es): | Santos, Caroline Oliveira dos |
| Data do documento: | 29-Jul-2022 |
| Orientador: | Pellicani, Ariane Damasceno |
| Resumo: | Objetivo: Verificar a existência de sintomas vocais em professores de metodologia ativa no início e durante as aulas remotas emergenciais na pandemia da Covid-19. Metodologia: Trata se de um estudo primário, analítico, observacional, transversal, com abordagem quantitativa do tipo descritiva e comparativa. Participaram 39 professores de uma universidade federal, pertencentes a campis com uso exclusivo de metodologia ativa. Através de um formulário eletrônico os participantes responderam sobre o uso vocal no ensino remoto. Foram aplicados no intuito de verificar a inclusão na amostra um questionário de anamnese e os seguintes instrumentos: Índice de Triagem do Distúrbio de Voz (ITDV), o Índice de Fadiga Vocal (IFV) e Autopercepção da duração dos sintomas da fadiga. Foram utilizados o Teste Mann-Whitney, Teste de Chi-quadrado e Teste t- de Student. Resultados: O ITDV não foi positivo para a presença distúrbios vocais nos professores, porém no início e durante as aulas remotas apresentaram fadiga e limitação vocal, desconforto físico associado à voz e dificuldade na recuperação vocal, domínios pertencentes ao IFV. Durante as aulas, o domínio fadiga e restrição foi prevalente. Também apresentaram percepção de maior duração para os seguintes sintomas: garganta seca, dor e tensão em ombros e pescoço, tosse e pigarro para limpar a garganta, além de sensação de corpo cansado no uso da voz. Conclusão: Professores universitários de metodologia ativa apresentaram sintomas vocais de fadiga vocal no início e durante as aulas remotas emergências com maior percepção de garganta seca, dor e tensão em ombros e pescoço, tosse e pigarro para limpar a garganta, além de sensação de corpo cansado no uso da voz. |
| Palavras-chave: | Fonoaudiologia Voz Professores universitários Aprendizagem baseada em problemas Ensino Distúrbios da voz COVID-19, Pandemia de, 2020- |
| Idioma: | por |
| Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
| Departamento: | DFOL - Departamento de Fonoaudiologia – Lagarto - Presencial |
| Citação: | SANTOS, Caroline Oliveira dos. Sintomas vocais de professores de metodologia ativa no início e durante as aulas remotas emergenciais devido a pandemia da Covid-19. Lagarto, 2022. Monografia (Graduação em Fonoaudiologia) - Departamento de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2022. |
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19153 |
| Aparece nas coleções: | Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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