Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19283
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Pensamento histórico na sala de aula invertida : desafios e contribuições a partir do uso de figurinhas |
Autor(es): | Carvalho, Fernanda Mendonça |
Data do documento: | 19-Out-2023 |
Orientador: | Reis, Aaron Sena Cerqueira |
Resumo: | O presente trabalho visa tratar sobre a relevância de novas linguagens no ensinoaprendizagem com o intuito de compreender a construção do pensamento histórico dos estudantes a partir do uso das figurinhas do whastzzap na turma de História da educação básica. O uso de imagens no meio académico é um importante instrumento, principalmente no contexto atual, evidenciando a necessidade de incluir novos recursos nas práticas pedagógicas, afinal os alunos são considerados nativos digitais. No tocante ao uso das figurinhas, tem-se revelado uma valiosa ferramenta didática que possibilita a autonomia ao aluno, aguça o senso crítico, além disso, pode auxiliar na otimização do tempo. Neste sentido, elaborou-se uma pesquisa qualitativa, numa turma do ensino fundamental de uma escola da rede estadual da cidade de Aracaju/SE, com o objetivo de observar o potencial educativo desta prática de ensino. Esteconteúdo das metodologias ativas ganha visibilidade dia após dia, e é muito prático tanto para professores, quanto para os discentes. |
Abstract: | The present work aims to address the relevance of new languages in teaching-learning with the aim of understanding the construction of students' historical thinking based on the use of whastzzap stickers in the Basic Education History class. The use of images in academia is an important tool, especially in the current context, highlighting the need to include new resources in pedagogical practices, after all students are considered digital natives. Regarding the use of stickers, it has proven to be a valuable teaching tool that allows students autonomy, sharpens critical sense, and can also help optimize time. In this sense, a qualitative research was carried out in an elementary school class at a state school in the city of Aracaju/SE, with the aim of observing the educational potential of this teaching practice. This content of active methodologies gains visibility day after day, and is very practical for both teachers and students. |
Palavras-chave: | História Ensino superior (UFS) Ensino de história Metodologias ativas History teaching Active methodologies |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Carvalho, Fernanda Mendonça. Pensamento histórico na sala de aula invertida : desafios e contribuições a partir do uso de figurinhas. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19283 |
Aparece nas coleções: | História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fernanda_Mendonca_Carvalho.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.