Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19299
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSão Pedro, Ariele de Paiva-
dc.date.accessioned2024-03-21T11:27:18Z-
dc.date.available2024-03-21T11:27:18Z-
dc.date.issued2023-10-16-
dc.identifier.citationSão Pedro, Ariele de Paiva. Análise de livros didáticos quanto ao conteúdo de cadeias alimentares em escolas da Grande Aracaju. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19299-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectCadeias alimentarespor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectEscolas públicas (Sergipe)por
dc.titleAnálise de livros didáticos quanto ao conteúdo de cadeias alimentares em escolas da Grande Aracajupt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Mario José Fonseca Thomé de-
dc.description.resumoOs livros didáticos são cruciais no ensino, mas quando possuem uma abordagem superficial de tópicos complexos, a exemplo da disciplina de biologia, podem prejudicar o aprendizado e consequentemente a compreensão da mesma. Com base nisso, foi realizada uma proposta metodológica para analisar como os livros abordam o tema "cadeias alimentares" em escolas públicas da grande Aracaju - SE, que abrange os municípios de Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros. Para isso, foram visitadas escolas e analisados livros didáticos do 6º e 7º ano, cujas séries são a base do ensino de Ciências no Ensino Fundamental. Os critérios avaliados foram o número de páginas, profundidade, linguagem, inclusividade de espécies nativas e os tipos de cadeias alimentares apresentadas. Ao todo, foram sete livros analisados entre 54 escolas visitadas. O livro "Teláris" foi o mais usado, entretanto apresentou menor desempenho entre os critérios usados na avaliação. Por outro lado, os livros "Araribá mais Ciência", "Ciências - Ciências: Aprendendo com o Cotidiano" e "Inspire" apresentaram melhor desempenho e foram os que demonstraram as menores adoções nas escolas. Portanto, este estudo conclui que a maioria das escolas adotou o livro que obteve a pior avaliação para o tema investigado, todavia, os demais conteúdos não foram objeto de análise, destacando assim a importância de se fazer uma avaliação completa para validar sua escolha.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ariele_Paiva_Sao_Pedro.pdf10,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.