Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19299
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | São Pedro, Ariele de Paiva | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-21T11:27:18Z | - |
dc.date.available | 2024-03-21T11:27:18Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
dc.identifier.citation | São Pedro, Ariele de Paiva. Análise de livros didáticos quanto ao conteúdo de cadeias alimentares em escolas da Grande Aracaju. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19299 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Ciências biológicas | por |
dc.subject | Ensino superior (UFS) | por |
dc.subject | Cadeias alimentares | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Escolas públicas (Sergipe) | por |
dc.title | Análise de livros didáticos quanto ao conteúdo de cadeias alimentares em escolas da Grande Aracaju | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Mario José Fonseca Thomé de | - |
dc.description.resumo | Os livros didáticos são cruciais no ensino, mas quando possuem uma abordagem superficial de tópicos complexos, a exemplo da disciplina de biologia, podem prejudicar o aprendizado e consequentemente a compreensão da mesma. Com base nisso, foi realizada uma proposta metodológica para analisar como os livros abordam o tema "cadeias alimentares" em escolas públicas da grande Aracaju - SE, que abrange os municípios de Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros. Para isso, foram visitadas escolas e analisados livros didáticos do 6º e 7º ano, cujas séries são a base do ensino de Ciências no Ensino Fundamental. Os critérios avaliados foram o número de páginas, profundidade, linguagem, inclusividade de espécies nativas e os tipos de cadeias alimentares apresentadas. Ao todo, foram sete livros analisados entre 54 escolas visitadas. O livro "Teláris" foi o mais usado, entretanto apresentou menor desempenho entre os critérios usados na avaliação. Por outro lado, os livros "Araribá mais Ciência", "Ciências - Ciências: Aprendendo com o Cotidiano" e "Inspire" apresentaram melhor desempenho e foram os que demonstraram as menores adoções nas escolas. Portanto, este estudo conclui que a maioria das escolas adotou o livro que obteve a pior avaliação para o tema investigado, todavia, os demais conteúdos não foram objeto de análise, destacando assim a importância de se fazer uma avaliação completa para validar sua escolha. | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ariele_Paiva_Sao_Pedro.pdf | 10,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.