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dc.contributor.authorSantos, Clara Mariana Pereira dos-
dc.date.accessioned2024-03-21T11:35:06Z-
dc.date.available2024-03-21T11:35:06Z-
dc.date.issued2023-10-25-
dc.identifier.citationSantos, Clara Mariana Pereira dos. A educação ambiental e as tecnologias digitais de informação e comunicação : uma revisão integrativa. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19302-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectTecnologias da informaçãopor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.titleA educação ambiental e as tecnologias digitais de informação e comunicação : uma revisão integrativapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira-
dc.description.resumoAs Tecnologias Digitais de informação e comunicação - TDIC tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano dos jovens, escolas, pesquisas científicas e universidades. Sua efervescência aconteceu no período de surto de COVID-19, que assolou o mundo, colocando todos em situação de isolamento social. Desde então, celulares e computadores ganharam novas abas e aplicativos como o Google Classroom, Google Meet, permitindo que a educação chegasse a casa das pessoas através do ensino remoto. A educação ambiental (EA) é um componente fundamental para o ensino no nosso país, nas suas mais diversas instâncias, promovendo o pensamento crítico, político e emancipatório. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo analisar as relações existentes entre a EA e TDIC no campo educacional. Para isso, buscamos localizar os trabalhos dispostos nos bancos de dados de grandes Encontros de Pesquisa do país, sendo estes o ENEBIO, ENPEC e EPEA nos seus últimos três anos de edição. Discutindo posteriormente, em quais modalidades de ensino estão sendo desenvolvidas práticas pedagógicas com a transversalidade da EA e o uso das TDIC. Consequentemente, identificando quais TDIC obtiveram maior destaque em uso nos trabalhos encontrados. Por fim, foram identificarmos lacunas existentes na relação TDIC e EA, evidenciadas principalmente na quantidade de trabalhos encontrados e inseridos na presente pesquisa com os descritores “TDIC” e “Tecnologias Digitais”, assim como, o fato de não encontrarmos esses descritores junto ao descritor “Educação Ambiental” nas pesquisas científicas analisadas. Apesar dessas questões, foi evidente durante esse trabalho que o diálogo entre a TDIC e a EA no campo educacional são de extrema relevância para a sociedade, agregando no desenvolvimento de práticas pedagógicas, na divulgação de informações verídicas de pesquisas, na democratização do conhecimento científico e de EA, na sensibilização nas comunidades virtuais e tantas outras coisas.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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