Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19302
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Clara Mariana Pereira dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-21T11:35:06Z | - |
dc.date.available | 2024-03-21T11:35:06Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-25 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Clara Mariana Pereira dos. A educação ambiental e as tecnologias digitais de informação e comunicação : uma revisão integrativa. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19302 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Ciências biológicas | por |
dc.subject | Ensino superior (UFS) | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Tecnologias da informação | por |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.title | A educação ambiental e as tecnologias digitais de informação e comunicação : uma revisão integrativa | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira | - |
dc.description.resumo | As Tecnologias Digitais de informação e comunicação - TDIC tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano dos jovens, escolas, pesquisas científicas e universidades. Sua efervescência aconteceu no período de surto de COVID-19, que assolou o mundo, colocando todos em situação de isolamento social. Desde então, celulares e computadores ganharam novas abas e aplicativos como o Google Classroom, Google Meet, permitindo que a educação chegasse a casa das pessoas através do ensino remoto. A educação ambiental (EA) é um componente fundamental para o ensino no nosso país, nas suas mais diversas instâncias, promovendo o pensamento crítico, político e emancipatório. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo analisar as relações existentes entre a EA e TDIC no campo educacional. Para isso, buscamos localizar os trabalhos dispostos nos bancos de dados de grandes Encontros de Pesquisa do país, sendo estes o ENEBIO, ENPEC e EPEA nos seus últimos três anos de edição. Discutindo posteriormente, em quais modalidades de ensino estão sendo desenvolvidas práticas pedagógicas com a transversalidade da EA e o uso das TDIC. Consequentemente, identificando quais TDIC obtiveram maior destaque em uso nos trabalhos encontrados. Por fim, foram identificarmos lacunas existentes na relação TDIC e EA, evidenciadas principalmente na quantidade de trabalhos encontrados e inseridos na presente pesquisa com os descritores “TDIC” e “Tecnologias Digitais”, assim como, o fato de não encontrarmos esses descritores junto ao descritor “Educação Ambiental” nas pesquisas científicas analisadas. Apesar dessas questões, foi evidente durante esse trabalho que o diálogo entre a TDIC e a EA no campo educacional são de extrema relevância para a sociedade, agregando no desenvolvimento de práticas pedagógicas, na divulgação de informações verídicas de pesquisas, na democratização do conhecimento científico e de EA, na sensibilização nas comunidades virtuais e tantas outras coisas. | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Clara_Mariana_Pereira_Santos.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.