Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19306
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Jamile Freire-
dc.date.accessioned2024-03-25T11:07:24Z-
dc.date.available2024-03-25T11:07:24Z-
dc.date.issued2023-08-08-
dc.identifier.citationSantos, Jamile Freire. Repensando o fazer científico através da arte : uma revisão integrativa. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19306-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectArtepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleRepensando o fazer científico através da arte : uma revisão integrativapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Roseli La Corte dos-
dc.description.resumoO presente estudo se trata de uma revisão integrativa que busca analisar quais linguagens artísticas mais utilizadas no ensino de ciências e biologia além das contribuições da arte ao ensino-aprendizagem dessas disciplinas. Trata-se de pesquisas integrativas publicadas no período de 2000 a 2022 nas plataformas de periódicos BDTD e Scielo com as palavras-chave arte e ensino de ciências e arte e ensino de biologia. As publicações foram organizadas por categorias em banco de dados. Foram analisados 30 trabalhos que relacionavam arte e o ensino de ciências e biologia. Os resultados obtidos foram que houve aumento de trabalhos sobre arte e ensino de ciências e biologia nos últimos anos com destaque para o ano de 2019. Entretanto, ano de 2020, houve redução dessas publicações que pode estar associada a pandemia de COVID-19. A maioria dos trabalhos foi realizado de maneira interdisciplinar, e posteriormente no ensino de ciências. Sobre as temáticas, a educação ambiental foi a que mais se apropria do fazer artístico. Notou-se que as artes visuais são as mais utilizadas em sala de aula e que alguns dos trabalhos estiveram associados a projeto de inclusão de estudantes com deficiência e alunos da EJA. Além disso, os professores relatam maior engajamento e o interesse dos alunos ao participarem dessas atividades mais lúdicas. Por fim, a partir desse estudo foi possível perceber que a arte pode ser um caminho para o ensino de ciências e biologia mais criativo, sensível e imaginativo.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jamile_Freire_Santos.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.