Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19306
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Jamile Freire | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-25T11:07:24Z | - |
dc.date.available | 2024-03-25T11:07:24Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-08 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Jamile Freire. Repensando o fazer científico através da arte : uma revisão integrativa. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19306 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Ciências biológicas | por |
dc.subject | Ensino superior (UFS) | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | Repensando o fazer científico através da arte : uma revisão integrativa | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Roseli La Corte dos | - |
dc.description.resumo | O presente estudo se trata de uma revisão integrativa que busca analisar quais linguagens artísticas mais utilizadas no ensino de ciências e biologia além das contribuições da arte ao ensino-aprendizagem dessas disciplinas. Trata-se de pesquisas integrativas publicadas no período de 2000 a 2022 nas plataformas de periódicos BDTD e Scielo com as palavras-chave arte e ensino de ciências e arte e ensino de biologia. As publicações foram organizadas por categorias em banco de dados. Foram analisados 30 trabalhos que relacionavam arte e o ensino de ciências e biologia. Os resultados obtidos foram que houve aumento de trabalhos sobre arte e ensino de ciências e biologia nos últimos anos com destaque para o ano de 2019. Entretanto, ano de 2020, houve redução dessas publicações que pode estar associada a pandemia de COVID-19. A maioria dos trabalhos foi realizado de maneira interdisciplinar, e posteriormente no ensino de ciências. Sobre as temáticas, a educação ambiental foi a que mais se apropria do fazer artístico. Notou-se que as artes visuais são as mais utilizadas em sala de aula e que alguns dos trabalhos estiveram associados a projeto de inclusão de estudantes com deficiência e alunos da EJA. Além disso, os professores relatam maior engajamento e o interesse dos alunos ao participarem dessas atividades mais lúdicas. Por fim, a partir desse estudo foi possível perceber que a arte pode ser um caminho para o ensino de ciências e biologia mais criativo, sensível e imaginativo. | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jamile_Freire_Santos.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.