Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19307
Tipo de Documento: Monografia
Título: O cordel como recurso didático para a educação ambiental : sensibilizando sobre problemas socioambientais decorrentes da caça de animais silvestres
Autor(es): Freitas, José Cleiton da Silva
Data do documento: 26-Out-2023
Orientador: Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
Resumo: Esta pesquisa une a literatura de cordel e a Educação Ambiental Crítica (EAC), buscando contribuir com a conservação dos animais silvestres através do ato educativo. A EAC como um processo educativo crítico e a literatura de cordel como uma poesia popular dotada de significados podem se tornar uma potência educativa na sensibilização sobre a caça de animais silvestres, essa que é uma atividade cinegética humana que evidencia crises socioambientais. O objetivo desta pesquisa foi compreender as possibilidades do cordel na sensibilização sobre problemas socioambientais decorrentes da caça de animais silvestres, a partir da Educação Ambiental (EA). Este trabalho é de natureza qualitativa, no qual foi realizado levantamento bibliográfico para fundamentar algumas reflexões sobre a EAC e as suas possibilidades no enfrentamento da caça, além disso, foi utilizado parâmetros da Análise Textual Discursiva (ATD) adaptada para analisar de forma crítica as concepções de cordelistas sobre a caça de animais silvestres na literatura de cordel e, por fim, foi elaborado um cordel visando popularizar os problemas socioambientais decorrentes da caça à luz da EAC. Os dados passaram pelo processo metodológico de triangulação de dados. Na etapa de levantamento bibliográfico, tivemos a oportunidade de argumentar a favor da macrotendência crítica da EA e contrapor o sistema capitalista, um sistema que adoece o ambiente, gera desigualdades sociais e contribui para a atividade da caça. Para mais, mostramos a fragilidade das leis brasileiras no enfrentamento da caça, principalmente nos seus aspectos comerciais e esportivos, sendo necessário defender a ideia de considerá-las como crimes inafiançáveis, bem como a necessidade de fornecer condições socioeconômicas para aqueles caçadores que vivem da caça de subsistência. Para cada situação, a EAC surge como um processo que ajuda na sensibilização dos caçadores mostrando as consequências da caça e que os animais merecem respeito, pois são seres sencientes que possuem sentimentos, valores e direitos. Para analisar criticamente as concepções de cordelistas sobre a caça, buscamos, através de descritores como “caça”, “caçador” e outros, cordéis disponíveis no acervo online da Fundação Casa de Rui Barbosa. Foram selecionados 16 cordéis publicados de [19--] a 1983 e, para a seleção, foi necessário que uma ou mais estrofes dos cordéis fossem representativas e relevantes acerca do problema, atendendo o objetivo proposto, como exemplo, abordar os tipos de caça (subsistência, comercial e esportiva). Sob adaptações da ATD, as estrofes foram organizadas, agrupadas e ordenadas em unidades de análise, a exemplo da “caça de subsistência”, logo após, passaram pelo processo de análise e inferência crítica, tendo a descrição e interpretação, além da argumentação para a construção de novos significados. Diante disso, pudemos perceber a inferência da existência desse problema socioambiental pelos autores, porém, a maioria dos cordelistas não buscaram sensibilizar e/ou conscientizar sobre isso. Nesse contexto, elaboramos um cordel como recurso didático, sob uma perspectiva da EAC, com o título "Só se mata o que se come?!". Ele possui 32 páginas (máximo 3 estrofes em cada) e apresenta capa inicial e final. As estrofes possuem 7 versos (septilha) com o padrão de rimas ABCBDDB. Assim, trazendo à tona a interdisciplinaridade, esta pesquisa percorreu os caminhos do saber científico e da poesia popular, buscando sensibilizar as pessoas sobre a caça e, consequentemente, proteger a vida silvestre dessa atividade devastadora.
Palavras-chave: Ciências biológicas
Ensino superior (UFS)
Caça de animais silvestres
Educação ambiental crítica
Literatura de cordel
Proteção animal
Educação ambiental
área CNPQ: CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::CONSERVACAO DA NATUREZA::CONSERVACAO DE AREAS SILVESTRES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Freitas, José Cleiton da Silva. O cordel como recurso didático para a educação ambiental : sensibilizando sobre problemas socioambientais decorrentes da caça de animais silvestres. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19307
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jose_Cleiton_Silva_Freitas.pdf708,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.