Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19317
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Evidências socioemocionais no espaço escolar : uma análise a partir da autocrítica sobre o corpo em alunos do 9 ano, numa escola pública de Capela, SE |
Autor(es): | Silva, Ronniere José Santos |
Data do documento: | 27-Set-2023 |
Orientador: | Araujo, Yzila Liziane Farias Maia de |
Resumo: | O presente trabalho discutiu sobre os impactos da autocrítica em relação ao corpo e ao estado socioemocional em alunos do o 9º ano do Ensino Fundamental do Centro de Excelência Edélzio Vieira de Melo, no município de Capela-SE. Esse estudo trouxe como objetivo geral identificar qual a percepção desses alunos sobre seus corpos e os impactos sobre suas condições socioemocionais, além dos específicos, foram identificar as relações socioemocionais entre alunos acima do peso e a comunidade escolar, investigar onde esses estudantes se encontram numa escala de bem-estar e mensurar a quantidade de indivíduos que se identificam como acima do peso. Por meio de uma abordagem quali-quantitativa, foram aplicadas para a coleta de dados, questionários e palestra interventiva com o intuito de promover a sensibilização acerca dos cuidados contra casos de depressão advindos da insatisfação com a imagem corporal. Os resultados evidenciam que a maioria dos participantes da pesquisa se encontra em intervalos de qualidade de vida ótima e revelam satisfação em relação à sua imagem corporal, todavia os índices de insatisfação corporal são consideráveis e demanda atenção da comunidade escolar. |
Abstract: | The present work discussed the impacts of self-criticism in relation to the body and socioemotional state in students in the 9th year of Elementary School at the Centro de Excelência Edélzio Vieira de Melo, in the municipality of Capela-SE. This study had the general objective of identifying the perception of these students about their bodies and the impacts on their socioemotional conditions, in addition to the specific ones, they were to identify the socio-emotional relationships between overweight students and the school community, investigate where these students are in a well-being scale and measure the number of individuals who identify themselves as overweight. Through a qualitative-quantitative approach, questionnaires and an interventional lecture were applied to collect data with the aim of promoting awareness about care against cases of depression arising from dissatisfaction with body image. The results show that the majority of research participants have excellent quality of life and are satisfied with their body image, however, body dissatisfaction rates are considerable and demand attention from the school community. |
Palavras-chave: | Ciências biológicas Ensino superior (UFS) Autoconhecimento Centro de Excelência Edélzio Vieira de Melo (Capela, SE) Corpo Oebsidade juvenil Saúde Self knowledge Body Aesthetic standards Health |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citação: | Silva, Ronniere José Santos. Evidências socioemocionais no espaço escolar : uma análise a partir da autocrítica sobre o corpo em alunos do 9 ano, numa escola pública de Capela, SE. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19317 |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ronniere_Jose_Santos_Silva.pdf | 537,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.