Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19356
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Neuroarquitetura e autismo: proposta de intervenção no Colégio Americano Batista, Aracaju-SE |
Autor : | Vale, Elizabeth de Brito |
Fecha de publicación : | 9-abr-2024 |
Director(a): | Kohler, Raquel |
Resumen: | Este estudo investiga a relação entre neuroarquitetura e inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar, com foco no Colégio Americano Batista em Aracaju/SE. Inicialmente, são discutidos os primeiros anos de vida, destacando a absorção de estímulos ambientais e a formação da personalidade. Em seguida, aborda-se a incidência de transtornos de neurodesenvolvimento, destacando o TEA, e a importância da legislação brasileira para a inclusão educacional. O Colégio Americano Batista é apresentado como exemplo de compromisso com a inclusão, mas carece de adaptações estruturais. A neuroarquitetura emerge como uma resposta viável, promovendo ambientes físicos adequados ao desenvolvimento e aprendizagem dessas crianças. O estudo propõe a reforma da sala multimeios e a criação de um jardim sensorial, com diretrizes projetuais específicas para atender às necessidades desse público. Por meio de uma metodologia que inclui revisão bibliográfica, entrevistas, pesquisa documental e análise espacial, o projeto de intervenção é elaborado, considerando as áreas externas e a sala de multimeios. Diretrizes como setorização de acordo com estímulos sensoriais, substituição de materiais e mobiliário adaptado são delineadas para garantir a eficácia da proposta. Em suma, este estudo destaca a importância da interdisciplinaridade entre arquitetura, neurociência e educação na promoção da inclusão escolar e no desenvolvimento de ambientes acolhedores e acessíveis para crianças com TEA. Espera-se que as recomendações apresentadas contribuam para a criação de espaços mais inclusivos e igualitários, melhorando a qualidade de vida e aprendizagem dessas crianças. |
Palabras clave : | Arquitetura Autismo Neurociência cognitiva Inclusão escolar |
Área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial |
Citación : | VALE, Elizabeth de Brito. Neuroarquitetura e autismo: proposta de intervenção no Colégio Americano Batista, Aracaju-SE. 2024. 129 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2024. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19356 |
Aparece en las colecciones: | Arquitetura e Urbanismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elizabeth_Brito_Vale.pdf | 53,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.