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dc.contributor.authorMenezes, Lucas dos Santos-
dc.date.accessioned2024-07-05T12:47:55Z-
dc.date.available2024-07-05T12:47:55Z-
dc.date.issued2023-08-25-
dc.identifier.citationMENEZES, Lucas dos Santos. Expressões da subjetividade ensaística nos curtas-metragens Carlos Nader (1998) e cinema contemporâneo (2019). 2023. 82 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19391-
dc.description.abstractThe present work seeks to establish relationships between the short films Carlos Nader (1998) by the director Carlos Nader and Cinema Contemporâneo (2019) by Felipe André Silva, based on the understanding of both audiovisual works as essay films, a category that is built in the modern period of cinema, but which gains greater prominence especially in contemporary times. It is based on the theoretical-conceptual scope, on the studies of Corrigan (2015) and Teixeira (2015) to deal with the expression of subjectivity present in the films worked from the enunciation of a subject who presents himself in the first person, but who dissolves in the gesture of placing oneself in relation with the public sphere, thus producing the figuration of a thought that goes beyond the territory of what would be a strictly private experience. The approximation between the two works more consistently manifests the expression of essay subjectivity, in its movements of insertion and disconnection from itself.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCinemapor
dc.subjectSubjetividade no cinemapor
dc.subjectCurta - metragempor
dc.subjectFilme - ensaiopor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectFilm - essayeng
dc.subjectSubjectivityeng
dc.subjectShort filmeng
dc.titleExpressões da subjetividade ensaística nos curtas-metragens Carlos Nader (1998) e cinema contemporâneo (2019)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mendonça, Fernando de-
dc.description.resumoO presente trabalho busca estabelecer relações entre os curtas-metragens Carlos Nader (1998) do realizador Carlos Nader e Cinema Contemporâneo (2019) de Felipe André Silva, a partir do entendimento de ambas as peças audiovisuais como filmes-ensaio, categoria esta que se constrói no período moderno do cinema, mas que ganha maior relevo sobretudo na contemporaneidade. Fundamenta-se no âmbito teórico-conceitual, nos estudos de Corrigan (2015) e Teixeira (2015) para tratar da expressão da subjetividade presente nos filmes trabalhados a partir da enunciação de um sujeito que se apresenta em primeira pessoa, mas que se desfaz no gesto de colocar-se em relação com a esfera pública, produzindo assim a figuração de um pensamento que ultrapassa o território do que seria uma experiência estritamente particular. A aproximação entre as duas obras manifesta de forma mais consistente a expressão da subjetividade ensaística, nos seus movimentos de inserção e desligamento de si.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Interdisciplinar em Cinemapt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristovãopt_BR
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