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Tipo de Documento: Dissertação
Título: A memória social na musicalidade de Gilberto Gil em tempos de exceção
Autor(es): Santos, Carlos Alberto Ferreira dos
Data do documento: 19-Mar-2024
Orientador: Alves, Miriam Coutinho de Faria
Resumo: A dissertação trata da relação entre direito e música como via interdisciplinar para compreender a memória social no âmbito da obra musical de Gilberto Gil. Analisa-se de forma seletiva canções do artista inscritas no período da Ditadura Civil-Militar brasileira. Investiga-se, através do discurso lítero-musical, o direito à memória em tempos de exceção. As canções analisadas “Cálice” e “O seu amor”, da década de 1970, presentificam o cerceamento da liberdade de expressão, dando voz à memória social de violação de direitos humanos, trazendo consciência da ditadura através da expressão musical. Opta-se por metodologia de caráter indutivo, qualitativa, teórica, documental e interdisciplinar ancorada no método hermenêutico fenomenológico com aportes de análise do discurso. Justifica-se esta pesquisa por propiciar o entendimento da música popular brasileira como experiência crítica de períodos históricos que violaram direitos humanos e enfraqueceram direitos fundamentais integrando a memória musical como expressão da cultura e da cidadania, fluxos de consciência popular e resistência em tempos de exceção. A música de Gilberto Gil faz parte da memória social brasileira, e conecta-se com os anseios de constitucionalização dos direitos em uma dimensão emancipatória que visa a ressignificação das identidades plurais e vias democráticas necessárias ao exercício e concretização dos direitos fundamentais.
Abstract: The dissertation deals with the relationship between law and music as an interdisciplinary way to understand social memory within the scope of Gilberto Gil's musical work. Songs by the artist written during the period of the Brazilian Civil-Military Dictatorship are selectively analyzed. The right to memory in times of exception is investigated, through literary-musical discourse. The analyzed songs “Cálice” and “O seu amor”, from the 1970s, present the restriction of freedom of expression, giving voice to the social memory of human rights violations, bringing awareness of the dictatorship through musical expression. We opt for an inductive, qualitative, theoretical, documentary and interdisciplinary methodology anchored in the phenomenological hermeneutic method with contributions from discourse analysis. This research is justified by providing an understanding of Brazilian popular music as a critical experience of historical periods that violated human rights and weakened fundamental rights, integrating musical memory as an expression of culture and citizenship, flows of popular consciousness and resistance in times of exception. Gilberto Gil's music is part of Brazilian social memory, and connects with the desire for the constitutionalization of rights in an emancipatory dimension that aims to re-signify plural identities and democratic paths necessary for the exercise and realization of fundamental rights.
Palavras-chave: Direito e arte
Gilberto Gil
Ditadura civil-militar
Liberdade de expressão
Memória social
Law and art
Civil-military dictatorship
Freedom of expression
Social memory
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Direito
Citação: SANTOS, Carlos Alberto Ferreira dos. A memória social na musicalidade de Gilberto Gil em tempos de exceção. 2024. 110 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19512
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