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dc.contributor.authorPinto, Breno Henrique dos Santos-
dc.date.accessioned2024-07-15T12:09:28Z-
dc.date.available2024-07-15T12:09:28Z-
dc.date.issued2024-05-23-
dc.identifier.citationPinto, Breno Henrique dos Santos. Abordagens metodológicas adotadas nas aulas de ecologia e suas influências sobre a aprendizagem de alunos do ensino médio. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19600-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectEcologiapor
dc.titleAbordagens metodológicas adotadas nas aulas de ecologia e suas influências sobre a aprendizagem de alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Bocchiglieri, Adriana-
dc.description.resumoO ensino de Ecologia pode contribuir para mudanças no modo como o homem interage com a natureza sendo, portanto, componente importante do currículo do ensino médio. Contudo, apesar das diversas propostas pedagógicas possíveis para abordá-lo em sala de aula, como o Ensino por Investigação, os jogos didáticos e os recursos digitais, a literatura a esse respeito indicava haver um uso excessivo e ineficaz de aulas expositivas. O presente trabalho teve por objetivo realizar um diagnóstico de como o ensino da Ecologia tem sido abordado no contexto educacional do ensino médio brasileiro através da utilização das diferentes abordagens e métodos didáticos. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica no Portal de Periódicos da Capes com os artigos publicados no período de 2017- 2022 e desenvolvidos com a participação direta dos alunos e professores. Esta pesquisa buscou relacionar as informações descritas nos objetivos, metodologias e resultados apresentados em cada artigo utilizando o programa de análise textual Iramuteq. Foram identificados 15 artigos com a temática selecionada. As análises mostraram que a escola pública se destaca como principal campo de pesquisa para o tema e que há aproximações do ensino com a abordagem da Aprendizagem Centrada no Aluno. As percepções dos alunos sobre a temática apresentada também se destacam nos objetivos dos trabalhos selecionados. Além disso, o uso de métodos diferenciados potencializa a prática docente, apesar de haverem problemas cujas soluções envolvem questões alheias à vontade do professor. Assim, o uso de métodos distintos no ensino de Ecologia, mesmo não solucionando todos os problemas relatados para o mesmo, são uma parte importante da resposta a eles, contribuindo para um futuro de práticas ambientais mais conscientes. A centralidade do discente no processo de ensino e aprendizagem se faz evidente nos resultados dos textos selecionados bem como a eficiência da utilização de métodos diversificados, proporcionando um maior envolvimento dos discentes neste processo.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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