Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19614
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantana, Paulo Sérgio Fontes-
dc.date.accessioned2024-07-17T17:36:24Z-
dc.date.available2024-07-17T17:36:24Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.identifier.citationSANTANA, Paulo Sérgio Fontes. O uso de “matemágicas” no processo de ensino-aprendizagem. 2024 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19614-
dc.description.abstractThis dissertation presents a collection of “mathemagics” that can be used in the classroom, exploring their potential contributions to the teaching process-learning. The difference of this work is that, in addition to providing step-by-step each “mathemagic” also presents the formalized mathematical explanation of each one. It also includes an analysis of the application of 3 of these “mathemagics” in a class of high school, bringing the students’ perception to them. The target audience of this work are basic education Mathematics teachers, as it aims to encourage the use of mathematical tricks as an ally in teachingeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectMatemática (estudo e ensino)por
dc.subjectProfessores (formação)por
dc.subjectAprendizagem cognitivapor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectIndução (matemática)por
dc.subjectNumeraçãopor
dc.subjectNúmeros de Fibonaccipor
dc.subjectMatemágicapor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectProfessores de matemáticapor
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.subjectMathematics teacherseng
dc.titleO uso de “matemágicas” no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Samuel Brito-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma coletânea de “matemágicas” que podem ser utilizadas em sala de aula, explorando suas potenciais contribuições para o processo de ensinoaprendizagem. O diferencial deste trabalho é que, além de fornecer o passo a passo de cada “matemágica”, apresenta também a explicação matemática formalizada de cada uma. Inclui-se, ainda, uma análise da aplicação de 3 dessas “matemágicas” em uma turma de ensino médio, trazendo a percepção dos discentes perante as mesmas. O público alvo deste trabalho são professores de Matemática da educação básica, visto que o mesmo visa fomentar o uso de truques matemáticos como aliado no ensino.pt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Fábio Lima-
dc.description.localItabaianapt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PAULO_SERGIO_FONTES_SANTANA.pdf3,31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.