Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19629
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Kaludy Teles-
dc.date.accessioned2024-07-19T20:48:45Z-
dc.date.available2024-07-19T20:48:45Z-
dc.date.issued2023-10-30-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Kaludy Teles. Cinema negro e cinema negra: a luta por (auto)representação no campo cinematográfico nacional. 2023. 169 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19629-
dc.description.abstractThe objective of this work is to present an overview of national black cinema, showing that its emergence is the result of a long struggle by black people in search of the reconstruction of their own image. To do so, we will show how the image of black people, reified by European colonizers, was ratified by national cinema for decades and how black people, in contrast, opened up space in search of self-representation. We will also point out how the emergence of public notices with a racial and gender focus is being decisive for the strengthening of national black cinema, allowing the emergence of new screenwriters, actors, directors, producers and technicians and the consequent construction of a new discourse on black bodies with black people as protagonists of their own stories. We will also talk about the importance of public notices for the strengthening of what I call Black Cinema, made from the perspective of black women as subjects who are not subject. The national black-black cinema is, in fact, an achievement of black people in search of their (re)humanization.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCinema brasileiropor
dc.subjectIdentidade de gênero no cinemapor
dc.subjectNegras e negrospor
dc.subjectCinema negro (a)por
dc.subjectGênero e raçapor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectPoder simbólicopor
dc.subjectBlack cinemaeng
dc.subjectGender and raceeng
dc.subjectRepresentationeng
dc.subjectSymbolic powereng
dc.titleCinema negro e cinema negra: a luta por (auto)representação no campo cinematográfico nacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Correia, Luiz Gustavo Pereira de Souza-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é apresentar um panorama do cinema negro/a nacional, evidenciando que o seu surgimento resulta de uma longa luta das pessoas negras em busca da (re)construção da própria identidade. Para tanto, mostraremos como a imagem do povo negro, reificada pelos europeus colonizadores, foi ratificada pelo cinema nacional por décadas e como as pessoas negras, em contraponto, foram abrindo espaço em busca de autorrepresentação. Apontaremos, também, como o surgimento de editais públicos com recorte racial, e de gênero, está sendo determinante para o fortalecimento do cinema negro/a nacional, permitindo o surgimento de novos roteiristas, atores, diretores, produtores e técnicos e a consequente construção de um novo discurso sobre os corpos negros, tendo as pessoas negras como protagonistas das próprias histórias. Conceitos como Campo, Habitus e Poder Simbólico, empregados pelo sociólogo Pierre Bourdieu, serão os principais norteadores deste trabalho. O cinema negro/a nacional é, em verdade, mais um campo de batalha onde as pessoas negras lutam pela sua (re)humanização.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Interdisciplinar em Cinemapt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA-
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KALUDY_TELES_GONCALVES.pdf4,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.