Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19794
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSilva, Raquel Torres de Brito-
dc.date.accessioned2024-08-09T17:45:37Z-
dc.date.available2024-08-09T17:45:37Z-
dc.date.issued2023-02-01-
dc.identifier.citationSILVA, Raquel Torres de Brito. Educação e justiça ambientais no caminho da sustentabilidade e de uma cidadania ambiental. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19794-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the contributions of Environmental Education and Justice in the formation of more critical citizens and practitioners of sustainability. Throughout the development of the research, it was possible to reflect on Environmental Education as a notorious social practice in the promotion of sensitization and awareness in the formation of environmental citizens. These can be understood as social actors who, with prior awareness of socio-environmental issues, consciously commit to practicing their solidarity duties to obtain an ecologically balanced environment - a fundamental right constitutionally provided. As for the approach method, the environmental hermeneutics, of qualitative nature, was used. In turn, the epistemological path of the research was the ontological one. For the foregoing, there was a survey of bibliographic collection, theoretical in nature, from the literary review of various sources, such as doctrines and legislation. We conclude that Environmental Education is fundamental in the formation of an environmental citizen committed to the practice of sustainability, both through individual attitudes and collective actions. Certainly, this can be observed through the current movements for Environmental Justice that, through persistent social claims, go through the defense of the right of current and future generations to a protected environment with health, quality of life, health, equity, collective welfare, and that enables a full sustainable development for all, based on dignity and ecosystemic resilience.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectJustiça ambientalpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectCidadania ambientalpor
dc.subjectEnvironmental citizenshipeng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectEnvironmental justiceeng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.titleEducação e justiça ambientais no caminho da sustentabilidade e de uma cidadania ambientalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Maria José Nascimento-
dc.description.resumoO presente estudo objetiva analisar as contribuições da Educação e Justiça Ambientais na formação de cidadãos mais críticos e praticantes da sustentabilidade. Ao longo do desenvolvimento da pesquisa, foi possível refletir sobre a Educação Ambiental enquanto uma notória prática social na promoção de sensibilizações e conscientizações na formação dos cidadãos ambientais. Estes podem ser compreendidos como atores sociais que, com prévia sensibilização sobre às questões socioambientais, se comprometem conscientemente em praticar os seus deveres solidários para a obtenção do meio ambiente ecologicamente equilibrado - direito fundamental constitucionalmente previsto. Quanto ao método de abordagem, utilizou-se o hermenêutico ambiental, de natureza qualitativa. Por sua vez, o caminho epistemológico da pesquisa foi o de viés ontológico. Pelo exposto, houve o levantamento de acervo bibliográfico, de natureza teórica, proveniente da revisão literária de diversas fontes, a exemplo de doutrinas e legislações. Conclui-se que a Educação Ambiental é fundamental na formação do cidadão ambiental comprometido com a prática da sustentabilidade, tanto por atitudes individuais quanto por ações coletivas. Decerto, isso pode ser observado por meio dos movimentos atuais pela Justiça Ambiental que, mediante persistentes reinvindicações sociais, perpassam pela defesa do direito das gerações atuais e vindouras à um meio ambiente protegido com salubridade, qualidade de vida, saúde, equidade, bem-estar coletivo, e que possibilite um pleno desenvolvimento sustentável, para todos, pautado na dignidade e resiliência ecossistêmica.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambientept_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RAQUEL_TORRES_BRITO_SILVA.pdf1,09 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.