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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19804
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Gestão e caracterização dos resíduos sólidos em uma escola pública no município de Paripiranga/Bahia |
Autor(es): | Neres, Joice Santos |
Data do documento: | 27-Jun-2023 |
Orientador: | Lucas, Ariovaldo Antônio Tadeu |
Resumo: | Um dos problemas ligados aos impactos ambientais está a urbanização desordenada acarretada pelo processo civilizatório e o avanço da industrialização, entretanto, atrelada a esses fatores, apresenta-se a geração de resíduos sólidos vinculados ao consumismo. Para que se tenha o mínimo de impacto para as próximas gerações, é imprescindível mudança no padrão de consumo, e que os serviços básicos sejam fomentados pelo poder público. Na procura por soluções quanto ao combate, à geração, á produção e ao descarte dos resíduos sólidos urbanos no Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos institui saídas para a destinação adequada. Neste contexto, a instituição escolar detém o potencial de estimular a participação da comunidade através de projetos socioambientais. Destarte, o presente estudo tem como temática a gestão e caracterização dos resíduos sólidos em uma escola pública no município de Paripiranga/Bahia. Deste modo, teve como objetivo, analisar o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos em uma escola pública de Paripiranga-BA. A pesquisa possuiu uma abordagem qualitativa e quantitativa com caracter descritivo, realizada através do levantamento bibliográfico e documental, a coleta de dados foi realizada pelo método da análise gravimétrica dos resíduos, a análise dos dados deu-se por meio da pesquisa de campo e observação. Desenvolveu-se uma oficina de aprendizagem e uma atividade de reciclagem, com foco na educação ambiental. A área de estudo foi a cidade de Paripiranga/BA, na Escola Municipal Manoel Rabelo de Andrade, situada na zona rural. Os resultados da caracterização gravimétrica proporcionaram a identificação da sua composição, com a geração de matéria orgânica, papel, plástico e outros (químicos). Destaca-se que a instituição não é uma grande geradora, com produção equivalente a 0,028 kg/dia de resíduos. A realização da oficina de aprendizagem e da atividade de reciclagem expôs a necessidade de projetos ou ações voltadas para a educação ambiental, coleta seletiva e reciclagem. Assim, verificou-se que a inserção de projetos socioambientais na escola e em sua infraestrutura pode despertar a participação social da comunidade escolar e local, na perspectiva multidisciplinar, formando uma visão consciente com o uso dos recursos naturais que contribuem para uma gestão de qualidade na busca pelo desenvolvimento sustentável. |
Abstract: | One of the problems linked to environmental impacts is the disordered urbanisation caused by the civilisation process and the advance of industrialisation, however, linked to these factors is the generation of solid waste linked to consumerism. In order to have the minimum impact for the next generations, it is necessary to change the pattern of consumption, and that basic services are promoted by the public authorities. In the search for solutions regarding the combat, generation, production and disposal of solid urban waste in Brazil, the National Solid Waste Policy establishes outlets for proper disposal. In this context, the school institution has the potential to stimulate community participation through socio-environmental projects. Thus, the present study has as its theme the management and characterisation of solid waste in a public school in the municipality of Paripiranga/Bahia. Thus, its objective was to analyse the management of urban solid waste in a public school in Paripiranga-BA. The research had a qualitative and quantitative approach with descriptive character, carried out through the bibliographic and documentary survey, the data collection was carried out by the method of gravimetric analysis of the residues, the data analysis took place through field research and observation. A learning workshop and a recycling activity were developed, focusing on environmental education. The study area was the city of Paripiranga/BA, at the Manoel Rabelo de Andrade Municipal School, located in the rural area. The results of the gravimetric characterisation provided the identification of its composition, with the generation of organic matter, paper, plastic and others (chemicals). Highlighting that the institution is not a large generator, with production equivalent to 0.028 kg/day of waste. The realisation of the learning workshop and the recycling activity exposed the need for projects or actions aimed at environmental education, selective collection and recycling. Thus, it was verified that the insertion of socio-environmental projects in the school and its infrastructure, can awaken the social participation of the school and local community, in the multidisciplinary perspective, forming a conscious vision with the use of natural resources, which contributes to a quality management in the search for sustainable development. |
Palavras-chave: | Gestão integrada de resíduos sólidos (Bahia) Meio ambiente Aprendizagem ativa Educação ambiental Composição gravimétrica Coleta seletiva Reciclagem Resíduos sólidos Gravimetric composition Environmental education Selective waste collection Recycling Solid waste |
área CNPQ: | OUTROS |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente |
Citação: | NERES, Joice Santos.Gestão e caracterização dos resíduos sólidos em uma escola pública no município de Paripiranga/Bahia. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19804 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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