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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBorges, Cristiane da Conceição Santana-
dc.date.accessioned2024-08-23T19:26:04Z-
dc.date.available2024-08-23T19:26:04Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.citationBORGES, Cristiane da Conceição Santana. Minhas memórias: uma sequência de atividades pedagógicas para o desenvolvimento de competências orais nos anos finais do ensino fundamental. 2024. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19927-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectOralidadepor
dc.subjectGênero memóriaspor
dc.subjectSequência de atividades pedagógicaspor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.titleMinhas memórias: uma sequência de atividades pedagógicas para o desenvolvimento de competências orais nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Vanessa Gonzaga-
dc.description.resumoA oralidade está presente no nosso dia a dia e é fundamental para as relações humanas em sociedade. É um importante exercício de comunicação e reflexão sobre o mundo. A presente pesquisa teve como finalidade desenvolver e alargar habilidades orais de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II, de uma escola pública da rede municipal da cidade de Antas, situada no estado da Bahia, através do gênero memórias. Um teste diagnóstico nos fez perceber as dificuldades dos alunos em falar em público, em uma situação formal. Decidiu-se, então, por desenvolver uma Sequência de Atividades Pedagógicas (SAP), partindo de leituras, produções e apresentações orais relacionadas ao gênero memórias para que pudéssemos observar os seguintes parâmetros: velocidade de fala, volume (intensidade), movimento de mãos e de pernas, posição de tronco e formalidade/informalidade no uso da língua. A escolha do gênero memórias visava que o discente se sentisse mais à vontade para falar sobre suas vivências e que o instigasse a participar das atividades. Trabalhar com memórias, assim como traz a BNCC, ajuda a fortalecer a identidade dos alunos, promovendo uma reflexão sobre suas histórias de vida e desenvolvendo suas habilidades narrativas. A SAP contou com cinco etapas, sendo elas: 1. Aula expositiva sobre o conceito, a importância e os parâmetros da oralidade; 2. Estudo do gênero memórias, leituras para exemplificar o mesmo e aplicação de atividade; 3. Recolhimento das atividades e prática prévia das falas dos alunos com o gênero memórias; 4. Desenvolvimento e trabalho com o gênero memórias dos alunos em apresentações individuais. Nossas análises dos dados coletados a partir da SAP têm como embasamento teórico autores como Bakhtin (2003), Marcuschi (2008) e documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A culminância se deu por uma apresentação intitulada "Minhas Memórias", que também serviu de teste de saída. A partir desse evento, podemos inferir que os alunos se dedicaram às atividades e alguns demonstraram maior consciência sobre as modulações que precisam ser feitas no ato de uma apresentação oral em público. Contudo, certamente por causa do curto período de execução, muitos ainda precisam estar expostos a situações de protagonismo discursivo para que haja uma melhora considerável no que se refere aos aspectos da oralidade.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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