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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19959
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Metáfora conceptual em provérbio: uma proposta de produção de artigo de opinião para o ensino fundamental |
Autor(es): | Pereira, Credilza Marques |
Data do documento: | 27-Fev-2024 |
Orientador: | Silva, Leilane Ramos da |
Resumo: | Objeto de estudo da Linguística Cognitiva, a metáfora conceptual resulta de domínios conceptuais projetados das experiências dos indivíduos, que interagem com o mundo das coisas para explicar fenômenos linguísticos. Portadora de significados, pode ser trabalhada no contexto escolar para facilitar o processo de escrita, sobremaneira quando considerada a partir de uma dinâmica que valorize o lúdico e os aspectos culturais de uma dada comunidade. À luz desta perspectiva e tendo em vista a dificuldade manifestada pelo aluno em lidar com a produção do texto escrito, este trabalho buscou, por meio de atividades centradas na exploração da metáfora conceptual inerente a oito provérbios veiculadores de violência contra a mulher, promover uma escrita processual e lúdica do gênero artigo de opinião. Metodologicamente, tal proposta foi aplicada junto a uma turma do 9º ano da Escola Municipal Professor Edgar Santos, em Crisópolis/BA, mediante trilha didática composta por cinco módulos: 1) Os primeiros passos da trilha; 2) Pé na estrada: conhecendo o gênero provérbio; 3) Novos rumos, caminhos, paisagens: jogo Pega Provérbio; 4) Pé na estrada; e 5) Ponto de chegada. Em termos teóricos, ganharam destaque, entre outros, estudos como os de: i) Lakoff e Johnson (1980), Turner (2002), Chiavegatto (2002) e Sardinha (2007), que realçam aspectos afeitos à natureza conceptual das metáforas; ii) Xantara (2010) e Sousa (2019), sobre o valor sociocultural dos provérbios; e iii) Kleiman (2016), Koch (2022), Passarelli (2004, 2012) e Antunes (2003), denodadas pesquisadoras do estatuto da leitura/interpretação, produção e avaliação do texto escrito, chave-mestra do percurso educacional. A análise realizada confirmou que as ações planejadas melhoraram significativamente a produção escrita dos alunos, pois a partir do jogo Pega provérbio e das discussões surgidas em torno das representações sociais e metafóricas inerentes aos provérbios em foco, os alunos reconheceram a importância de uma abordagem processual de escrita, ao tempo em que aguçaram um olhar lúcido e necessário para a temática dos direitos humanos, produzindo artigos de opinião que atenderam ao previsível para seu nível escolar. Como parte de um continuum, a trilha executada culminou na elaboração de um caderno pedagógico, que visa colaborar com educadores de língua materna, despertando-lhes outras iniciativas de melhoria no trato com o lúdico e o processual da produção escrita. |
Abstract: | Objet of study in Cognitive Linguistics, the conceptual metaphor results from conceptual domains projected the experiences of individuals, who interact with the world of things to explain linguistic fenomenal. Bearer of meanings, it can be worked on in the school context to facilitate the writing process, especially when considered from a dynamic that values the playfulness and cultural aspects of a given Community. Thinking about the school practice and the difficulty manifested by the student in the textual production, this work sought through activities centered on the exploration of the conceptual metaphor inherent to eight proverbs that convey violence against women, to promote writing – procedural and playful – of the Opinion article genre. Methodologically, this proposal, to be applied to a 9th grade class at Escola Municipal Professor Edgard Santos, in Crisopolis-BA, materializes in a didactic trail composed of five modules: 1) The first steps of the trail; 2) On the road: getting to know the prover genre; 3) New directions, paths, landscapes: Proverb Catch game; 4) Hit the road; and 5) Arrival point. In theoretical terms, studies such as: i) Lakoff and Johnson (1980), Turner (2002) and Chiavegatto (2002), Sardinha stand out, highlighting aspects affections related to the conceptual nature of Metaphors; ii) Xantara (2010) and Sousa (2019), on the sociocultural value of proverbs; and iii) Kleiman (2016), Koch (2022), Passarelli (2004, 2012) and Antunes (2003), dedicated researchers of the status of reading/interpretation, production and evaluation of written text, master key to the educational path. The analysis carried out confirmed that the planned actions significantly improve the student’s written production, as from game Pega Prover band the discussions that around the social and metaphorical representations inherent to the importance of a procedural approach to writing, while sharpening a lucid and necessary perspective on the subject of human rights, producing opinion articles that met what was expected for their school level. As parts of a continuum, the trail culminated in the creation of a pedagogical notebbok, aims to collaborate with native language educators, awakening in them others initiatives to improve their dealings with the playful and procedural aspects of written production. |
Palavras-chave: | Literatura brasileira Metáfora na literatura Escrita (artigo) Provérbios Artigo de opinião Metáfora conceptual Opinion article Writing Conceptual metaphor Proverb |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
Citação: | PEREIRA, Credilza Marques. Metáfora conceptual em provérbio: uma proposta de produção de artigo de opinião para o ensino fundamental. 2024. 176 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19959 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
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