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dc.contributor.authorSouza, Fernando Tavares-
dc.date.accessioned2024-09-02T13:11:26Z-
dc.date.available2024-09-02T13:11:26Z-
dc.date.issued2024-04-08-
dc.identifier.citationSouza, Fernando Tavares. Estratégias para implementação de um quintal produtivo escolar como ferramenta para práticas pedagógicas. São Cristóvão, 2024. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19961-
dc.description.abstractThis study emphasizes the importance of Environmental Education (EE) as a means to promote the development of social values, acquire knowledge, enhance skills, shape attitudes, and build essential competencies for the preservation of the environment, crucial for sustaining a healthy and sustainable life. Within this scenario, productive backyards — defined by Silva et al. (2021) as spaces designated for the cultivation of vegetables for personal consumption — emerge as fundamental components for communities, functioning as platforms for the diffusion of environmental knowledge, stimulating awareness and sustainable practices. The main objective of this work was the conception and implementation of a productive backyard at the Armindo Guaraná State School (CEAG), using this process as an inspiring model for developing strategies to integrate these spaces into the school curriculum in an interdisciplinary manner. This integration seeks to enrich the curriculum and improve the teaching-learning process. For this, initially, three steps were carried out: the installation of a productive backyard at the school, the analysis of the National Common Curriculum Base (BNCC) together with the elementary and high school curricula of the state of Sergipe, and finally, the development of pedagogical proposals that integrate the implementation of the productive backyard to the foundations of the BNCC and state curricula, with the aim of providing an alternative to work the programmatic content during the academic year. It is concluded that the use of spaces within the school environment itself, aligned with the guidelines of the BNCC and the curricula, strengthens the teaching-learning process.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEnsino público (São Cristóvão, SE)por
dc.subjectCurrículo escolarpor
dc.subjectHortas escolarespor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectPedagogical proposalseng
dc.subjectSchool curriculumeng
dc.subjectProductive backyardeng
dc.subjectSchool gardenseng
dc.subjectColégio Estadual Armindo Guaraná (CEAG)por
dc.titleEstratégias para implementação de um quintal produtivo escolar como ferramenta para práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Peres, Janaina de Moraes-
dc.description.resumoEste estudo enfatiza a importância da Educação Ambiental (EA) como meio para promover o desenvolvimento de valores sociais, adquirir conhecimentos, aprimorar habilidades, formar atitudes e construir competências essenciais para a preservação do meio ambiente, crucial para sustentar uma vida saudável e sustentável. Dentro deste cenário, os quintais produtivos — definidos por Silva et al. (2021) como espaços destinados ao cultivo de vegetais para consumo próprio — surgem como componentes fundamentais para as comunidades, funcionando como plataformas para a difusão de conhecimentos ambientais, estimulando a conscientização e práticas sustentáveis. O principal objetivo deste trabalho foi a concepção e a implementação de um quintal produtivo no Colégio Estadual Armindo Guaraná (CEAG), utilizando este processo como um modelo inspirador para o desenvolvimento de estratégias de integração desses espaços no currículo escolar de maneira interdisciplinar. Esta integração busca enriquecer o currículo e melhorar o processo de ensinoaprendizagem. Para isso, inicialmente, três etapas foram realizadas: a instalação de um quintal produtivo na escola, a análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) junto aos currículos de ensino fundamental e médio do estado de Sergipe e, finalmente, o desenvolvimento de propostas pedagógicas que integram a implementação do quintal produtivo aos fundamentos da BNCC e dos currículos estaduais, com o objetivo de dar uma alternativa para trabalhar o conteúdo programático durante o ano letivo. Conclui-se que a utilização de espaços dentro do próprio ambiente escolar, alinhada às diretrizes da BNCC e aos currículos, fortalece o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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