Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20062
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Pedro Eduardo de | - |
dc.contributor.author | Martins, Joaquim Manuel Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Pereira, John César de Jesus | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Veleida Anahi Capua da Silva | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Bernard | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-19T22:00:42Z | - |
dc.date.available | 2024-09-19T22:00:42Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20062 | - |
dc.description.abstract | This study examines variation in noun phrase (NP) number agreement among followers of Candomblé, an Afro-Brazilian religion, with potential implications for education. In standard Brazilian Portuguese (STA), the plural configuration within the NP – our dependent variable – attracts plural marking for all pluralisable elements (“O-S lago-S lindo-S”/“The beautiful lakes”). This is privileged in educational practices. In informal contexts, this redundant nominal number agreement is optional (“O-S lago-Ø lindo-Ø”). Users of the nonstandard variant (-Ø) often face linguistic prejudice. In Brazil, STA/-Ø variation emerged in colonial times from the contact of people with different native languages, a process in which early Candomblé communities participated. We hypothesised that such process partially explains the present variation in this sociolinguistically understudied religion. We re-examine data ethnographically collected in a previous study that included interviews with participants in a Candomblé community in Salvador/Brazil. In quantitative analyses, age-schooling interaction showed statistically significant effects over the dependent variable. This suggested an age- and schooling-related change in progress when qualitative analyses of field notes were included. Findings may inform better literacy practices: whilst STA is taught at schools, learners’ realisations of vernacular -Ø should also be validated, as both variants are communicatively equal, promoting social change. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Frase nominal | por |
dc.subject | Candomblé | por |
dc.subject | Idade | por |
dc.subject | Escolaridade | por |
dc.subject | Noun phrase | eng |
dc.subject | Age | eng |
dc.subject | Schooling | eng |
dc.title | A configuração plural da frase nominal em uma comunidade de candomblé e suas implicações para práticas educativas | pt_BR |
dc.title.alternative | The plural configuration of the noun phrase in a candomblé community and its implications for educational practice | eng |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste estudo investigamos a variação na concordância de número na frase nominal (NP) entre seguidores do Candomblé, uma religião afro-brasileira, com possíveis implicações para a educação. No português brasileiro padrão (STA), a configuração plural da NP – nossa variável dependente – atrai a marcação plural de todos os elementos pluralizáveis (“O-S lago-S lindo-S”), o que é privilegiado nas escolas, porém opcional em contextos informais (O-S lago-Ø lindo-Ø ). Usuários de -Ø frequentemente enfrentam preconceito linguístico. A variação STA/-Ø surgiu no período colonial brasileiro no contato entre pessoas que falavam diferentes línguas, processo do qual as primeiras comunidades candomblecistas participaram. Levantamos a hipótese de que tal processo explica parcialmente a variação sob análise nessa religião pouco estudada sociolinguisticamente. Reexaminamos dados de estudo etnográfico anterior que incluiu entrevistas com participantes em uma comunidade de Candomblé em Salvador/Brasil. Análise quantitativa da interação idadeescolaridade mostrou efeitos estatisticamente significativos sobre a variável dependente, sugerindo uma mudança em progresso relacionada a tal interação ao incluir-se análise qualitativa de notas de campo. Os achados podem nortear práticas de letramento mais eficientes: enquanto STA é ensinado nas escolas, o emprego de -Ø por estudantes também pode ser validado já que ambas as variantes são comunicativamente iguais, promovendo mudança social. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ConfiguracaoPluralComunidadeCandomble.pdf | 305,97 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.