Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20068
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Glauber Fontes de-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-09-19T22:08:25Z-
dc.date.available2024-09-19T22:08:25Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20068-
dc.description.abstractThis article presents a theoretical approach from an educational perspective, which brings together, through a literature review based on renowned authors in the field of school architecture, such as Frago (2011) and Kowaltowski (2017), as well as on the conceptual foundations of Professional and Technological Education (PTE), such as Manacorda (2007), Mészáros (2005), Ciavatta (2014), among others. It provides information that indicates the existing relationships between the architecture of educational spaces and the promotion of high-quality professional education. The objective is to propose a reflection that allows us to perceive the school beyond its physical and material organization as a space, including the sense of belonging and cultural identity it should have with the school community.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectArquiteturapor
dc.subjectEspaços escolarespor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectArchitectureeng
dc.subjectSchool spaceseng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.titleArquitetura dos espaços escolares e qualidade de ensino na educação profissional e tecnológica: interlocuções possíveispt_BR
dc.title.alternativeArchitecture of educational spaces and quality of education in professional and technological education: possible intersectionseng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma abordagem teórica, numa perspectiva educacional, que reúne por meio de uma revisão bibliográfica embasada em autores consagrados na área da arquitetura escolar, a exemplo de Frago (2011) e Kowaltowski (2017), bem como nas bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a exemplo de Manacorda (2007), Mészáros (2005), Ciavatta (2014), entre outros, trazendo informações que indicam as relações existentes entre a arquitetura dos espaços escolares e a promoção de uma educação profissional de qualidade. O objetivo é propor uma reflexão que permita perceber a escola para além do seu ordenamento físico e material que se constitui como espaço, incluindo a relação de pertencimento e de identidade cultural que ela deve ter com a comunidade escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArquiteturaEspacosEscolaresQualidade.pdf288,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.