Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20074
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Thâmara Santos Gomes-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-09-19T22:12:32Z-
dc.date.available2024-09-19T22:12:32Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20074-
dc.description.abstractThis article discusses health education through its historical and ideological factors that culminated in health promotion. Based on the contributions of Freire's pedagogy, this research seeks to understand the importance of emancipatory education for the construction of a therapeutic process that is also emancipatory, with the individual not just a patient, but an agent responsible for his/her health. These notes resize the role of the health professional, who must be more critical and creative, providing dialogical practices that enable a critical reflection of reality on the part of the subjects. Literacy, based on Freire's assumptions, proves to be a valid vision for work in promoting health and emancipating the subject.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectPedagogia freireanapor
dc.subjectPromoção da saúdepor
dc.subjectPaulo Freirepor
dc.subjectHealth educationeng
dc.subjectFreirean pedagogyeng
dc.subjectHealth promotioneng
dc.titleEducação em saúde: as contribuições freireanas na promoção da saúde emancipadorapt_BR
dc.title.alternativeHealth education: Freire's contributions to the promotion of emancipatory healthpor
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo discute a educação em saúde por meio de seus fatores históricos e ideológicos que culminaram na promoção da saúde. A partir das contribuições da pedagogia freireana, esta pesquisa busca compreender a importância da educação emancipadora para construção de um processo terapêutico também emancipador, sendo o indivíduo não um simples paciente, mas sim um sujeito agente responsável por sua saúde. Esses apontamentos redimensionam o papel do profissional da saúde que deve ser mais crítico e criativo, proporcionando práticas dialógicas que possibilitem uma reflexão crítica da realidade por parte dos sujeitos. A alfabetização, a partir dos pressupostos freireano, mostra-se como um viés válido para o trabalho na promoção da saúde e emancipação do sujeito.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2023.17.13.07-
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducacaoSaudeContribuicoesFreireanas.pdf273,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.