Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20084
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Lidiane Soares-
dc.contributor.authorSantos, Yada Maria Pereira dos-
dc.contributor.authorSilva, Tamires Layane da-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-09-19T22:23:47Z-
dc.date.available2024-09-19T22:23:47Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20084-
dc.description.abstractEste trabajo bibliográfico propone una discusión sobre los estudios curriculares con el fin de analizar cómo las actividades extracurriculares en el proceso de formación del estudiante y propone una reflexión sobre su carácter no obligatorio en las escuelas. Con esto, el artículo se comprometió a investigar el currículo, a partir de su comprensión, como tiempo/espacio escolar estructurado como un repertorio para el recorrido educativo del estudiante. El aporte teórico se basa en autores como Silva (2010), Moreira y Candau (2007) en los que discuten y analizan el tema de este artículo. Entre las conclusiones de este estudio, se destaca que la escuela, al establecer su Proyecto Político Pedagógico, podría repensar aquellas capacidades o acciones que deben componer el conjunto de acciones obligatorias de lo que puede o no ser optativo para el estudiante.por
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectCurrículo escolarpor
dc.subjectAtividades extracurricularespor
dc.subjectFormação integralpor
dc.subjectCurrículo escolarspa
dc.subjectActividades extraescolaresspa
dc.subjectFormación integralspa
dc.titleUma reflexão sobre as atividades extracurriculares no processo de formação dos alunos (as) do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeUna reflexión sobre las actividades extraescolares en el proceso de aprendizaje formación de estudiantes de primariaspa
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, de caráter bibliográfico, propõe uma discussão acerca dos estudos curriculares, por meio da análise das contribuições das atividades extracurriculares no processo de formação do discente, bem como a não obrigatoriedade delas nas escolas. A pesquisa investiga currículo, partindo do entendimento dele enquanto tempo/espaço escolar estruturado como um repertório para o percurso educativo do estudante. O aporte teórico baseia em autores como Silva (2010), Moreira e Candau (2007). Entre as conclusões desse estudo, destaca-se que a escola no momento de estabelecer seu Projeto Político Pedagógico poderia repensar as capacidades ou ações que devem compor o conjunto obrigatório e facultativo ao estudante.pt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ReflexaoAtividadesExtracurricularesProcessoFormacao.pdf326,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.