Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20087
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Samea-
dc.contributor.authorTeixeira-Machado, Lavínia-
dc.contributor.authorSantos, Jeverton dos-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-09-19T22:27:01Z-
dc.date.available2024-09-19T22:27:01Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20087-
dc.description.abstractIn order to broaden the discussion about the permanence of autistic students in higher education, as well as to contribute to the disruption of capacitacy about the competence of the autistic subject in the university, this study aims to describe the contributions of regular classes of improvisation in dance in the student permanence of an autistic in higher education. In this sense, it is a descriptive study, type experience report, carried out through the participation of one of the autistic and university authors in the extension project dance and autism, Federal University of Sergipe, Brazil linked to the dance group Técnica Aplicada Lavínia Teixeira (TALT), which works since 2007 from the intersection dance and people with disabilities. The experience of dance improvisation in the university environment, with frequency of twice a week and duration of one hour per class, for a period of eight weeks, was explored by autistic students. Exchanges of experiences at the end of classes were also held. The article offers a comprehensive analysis of this enriching experience and its implications.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectTranstorno do espectro do autismo (TEA)por
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectDançapor
dc.subjectAutism spectrum disorder.eng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectDanceeng
dc.titleDança improvisação e permanência estudantil de autista no ensino superior: relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternativeImprovisation dance and autistic student permanence in higher education: experience reporteng
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoCom o intuito de ampliar a discussão sobre a permanência de estudantes autistas no ensino superior, assim como contribuir com a disrupção do capacitismo acerca da competência do sujeito autista na universidade, este estudo objetiva descrever as contribuições de aulas regulares de improvisação em dança na permanência estudantil de uma autista no ensino superior. Neste sentido, se trata de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado através da participação de uma das autoras autista e universitária no projeto de extensão Dança e Autismo, da Universidade Federal de Sergipe, vinculado ao grupo de dança Técnica Aplicada Lavínia Teixeira (TALT), que trabalha desde 2007 a partir da intersecção dança e pessoas com deficiência. A experiência de dança improvisação no ambiente universitário, com frequência de duas vezes por semana e duração de uma hora por aula, por um período de oito semanas, foi explorada por estudantes autistas. Trocas de experiências ao final das aulas também foram realizadas. O artigo oferece uma análise abrangente dessa experiência enriquecedora e suas implicações.pt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DancaImprovisacaoPermanenciaEstudantil.pdf843,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.