Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20092
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: “Não quero fazer dança! eu nem vou ser bailarino!”: relações epistêmicas, identitárias e sociais de crianças com a dança
Título(s) alternativo(s): "I don't want to dance! i'm not going to be a bailarin!": children's epistemic, identity and social relationships with dance
Autor(es): Amaral, Pedro Gabriel Viana do
Cordeiro, Lucas Luan de Brito
Data do documento: 2023
Resumo: Este trabalho teve enquanto objetivos: compreender como a história da criança e da infância pôde contribuir para localizar os modos com que os estudantes, do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental (10 e 11 anos), se relacionam com os saberes da dança; narrar o processo de ensino-aprendizagem deste tema; apontar caminhos, estratégias e reflexões possíveis. Enquanto perspectiva teóricometodológica, lança-se mão da revisão de literatura (estado da arte); da pesquisa narrativa; e da relação com o saber. A partir de um diálogo sobre os conceitos de experiência e sujeito da experiência, os resultados apontam mudanças nas relações epistêmicas, identitárias e sociais construídas e reconstruídas, das crianças com a dança, a partir de nossas vivências, assim como, a importância da narrativa como possibilidade para que o professor-pesquisador reflita sobre sua própria prática.
Abstract: The aims of this study were: understand how the history of children and childhood could contribute to locating the ways in which students in the 4th and 5th year of elementary school (10 and 11 years old) relate to dance knowledge; to narrate the teaching-learning process of this subject; to point out possible paths, strategies and reflections. From a theoretical-methodological perspective, we used a literature review (state of the art); narrative research; and relationships with knowledge. Based on a dialog about the concepts of experience and subject of experience, the results point to changes in the epistemic, identity and social relationships constructed and reconstructed between children and dance, based on our experiences, as well as the importance of narrative as a possibility for the teacherresearcher to reflect on their own practice.
Palavras-chave: Ensino de dança
Ensino fundamental
4º ano do ensino fundamental
5º ano do ensino fundamental
Relação com o saber
Dance teaching
4th year of elementary school
5th year of elementary school
Relations with knowledge
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20092
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NaoQueroFazerDancaRelacoesEpistemicas.pdf302,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.