Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20099
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título : O ensino-aprendizagem da compreensão escrita em língua espanhola como LE pelo ambiente virtual de aprendizagem da plataforma MOODLE
Otros títulos : Enseñanza-aprendizaje de la comprensión escrita en español como LE por el entorno virtual de aprendizaje de la plataforma MOODLE
Autor : Loureiro, Valéria Jane Siqueira
Fecha de publicación : 2023
Resumen: Neste trabalho trataremos do desenvolvimento da compreensão leitora em espanhol como língua estrangeira partindo do uso e da criação de material didático digital oferecido no Curso de Compreensão Leitora em Língua Espanhola à Distância (CCLE) para os estudantes da UFS pela plataforma Moodle do CESAD/UFS. Na teoria sócio construtivista se parte do principio que os estudantes se ajudam com o conhecimento que cada um tem e com a colaboração oferecida pelo professor nas atividades colaborativas desenvolvidas no meio virtual que leva o aluno a alcançar a competência da compreensão escrita em língua estrangeira. Uma prática de ensino de línguas que se ajuste às necessidades do alunado passa pela mediação do uso das TDIC. A inclusão das tecnologias no material didático se ajusta à realidade dos estudantes empregando um novo recurso para a aquisição consciente e autônoma da leitura.
Resumen : In this work, we will deal with the development of written comprehension in Spanish as an foreign language, starting with the use and creation of online teaching material offered in the Written Comprehension Course in Spanish Language for UFS students in the distance learning. In the social constructivist theory, it is assumed that students help each other with the knowledge that each one has and with the collaboration offered by the teacher in collaborative activities developed in the virtual environment that lead the student to reach the competence of written comprehension in a foreign language. A language teaching practice that adjusts to the needs of the students involves mediating the use of DICT. The inclusion of technologies in the teaching material adjusts to the students' reality, employing a new resource for the conscious and autonomous acquisition of reading.
Palabras clave : Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
Material didático digital
Compreensão escrita
Espanhol
Written comprehension
Spanish
ISSN : 1982-3657
Es parte de: Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma : por
Institución / Editorial : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20099
Aparece en las colecciones: Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EnsinoAprendizagemLinguaEspanholaMoodle.pdf300,47 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.