Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20116
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Jameson Thiago Farias | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Veleida Anahi Capua da Silva | - |
dc.contributor.editor | Charlot, Bernard | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-19T22:42:43Z | - |
dc.date.available | 2024-09-19T22:42:43Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20116 | - |
dc.description.abstract | This article aims to contribute to the themes of the thought-language relationship and the thoughtcommunication relationship taking as a starting point the articulation between the pragmatist problem of the distinction between the intentional and the conventional of a speech and the psychology of Lev Vigotski. Certain methodological aspects of Vigotski's discussions on child´s play, on the instrumentality of language for intellectual activity and on what he will call verbal thinking were made explicit. From this, a semiotic notion of consciousness was suggested that will both dissolve the intentional-conventional problem and bring methodological clues to the constitution of a vigotskian linguistics. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.subject | Pragmática | por |
dc.subject | Vigotski | por |
dc.subject | Pensamento verbal | por |
dc.subject | Pragmatics | por |
dc.subject | Verbal thinking | por |
dc.title | O intencional e o convencional de um discurso: esboços para uma linguística vigotskiana | pt_BR |
dc.title.alternative | The intentional and the conventional of a speech: sketches for a vigotskian linguistics | por |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo objetiva dar contribuições aos temas da relação pensamento-linguagem e da relação pensamento-comunicação tomando como ponto de partida a articulação entre o problema pragmatista da distinção entre o intencional e o convencional de um discurso e a psicologia de Lev Vigotski. Foram explicitados certos aspectos metodológicos das discussões de Vigotski sobre o brinquedo, sobre a instrumentalidade da linguagem para a atividade intelectual e sobre o que chamará de pensamento verbal. A partir disto, foi sugerida uma noção semiótica de consciência que tanto dissolverá a problemática intencional-convencional quanto trará pistas metodológicas para a constituição de uma linguística vigotskiana. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IntencionalConvencionalDiscursoEsbocosLinguisticaVigotskiana.pdf | 262,02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.