Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20116
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jameson Thiago Farias-
dc.contributor.editorCharlot, Veleida Anahi Capua da Silva-
dc.contributor.editorCharlot, Bernard-
dc.date.accessioned2024-09-19T22:42:43Z-
dc.date.available2024-09-19T22:42:43Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20116-
dc.description.abstractThis article aims to contribute to the themes of the thought-language relationship and the thoughtcommunication relationship taking as a starting point the articulation between the pragmatist problem of the distinction between the intentional and the conventional of a speech and the psychology of Lev Vigotski. Certain methodological aspects of Vigotski's discussions on child´s play, on the instrumentality of language for intellectual activity and on what he will call verbal thinking were made explicit. From this, a semiotic notion of consciousness was suggested that will both dissolve the intentional-conventional problem and bring methodological clues to the constitution of a vigotskian linguistics.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)pt_BR
dc.relation.ispartofAnais do XVII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.subjectPragmáticapor
dc.subjectVigotskipor
dc.subjectPensamento verbalpor
dc.subjectPragmaticspor
dc.subjectVerbal thinkingpor
dc.titleO intencional e o convencional de um discurso: esboços para uma linguística vigotskianapt_BR
dc.title.alternativeThe intentional and the conventional of a speech: sketches for a vigotskian linguisticspor
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo objetiva dar contribuições aos temas da relação pensamento-linguagem e da relação pensamento-comunicação tomando como ponto de partida a articulação entre o problema pragmatista da distinção entre o intencional e o convencional de um discurso e a psicologia de Lev Vigotski. Foram explicitados certos aspectos metodológicos das discussões de Vigotski sobre o brinquedo, sobre a instrumentalidade da linguagem para a atividade intelectual e sobre o que chamará de pensamento verbal. A partir disto, foi sugerida uma noção semiótica de consciência que tanto dissolverá a problemática intencional-convencional quanto trará pistas metodológicas para a constituição de uma linguística vigotskiana.pt_BR
Aparece nas coleções:Anais 2023 - XVII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IntencionalConvencionalDiscursoEsbocosLinguisticaVigotskiana.pdf262,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.